Estudo: 20 minutos diários de treino intenso melhoram a memória

24796396 2098976920331615 891595806345315251 n

Você costuma esquecer as coisas? Se preocupa em se prevenir de doenças como Alzheimer e Parkinson? Dica: intensifique seus treinos (ou comece a se mexer). É a recomendação de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, que divulgaram recentemente um trabalho apontando os benefícios da atividade física para a memória.

O estudo, publicado na revista científica Journal of Cognitive Neuroscience, acompanhou, durante seis semanas, 95 homens e mulheres adultos, que foram divididos em três grupos. Um deles praticou apenas exercícios físicos; o outro combinou malhação com treinamento cognitivo; e o terceiro se manteve sedentário e não fez procedimentos para afiar a mente.

Os especialistas avaliaram as alterações que aconteceram tanto na performance física quanto na memória dos participantes. E os resultados foram animadores: quem praticou 20 minutos de atividade intensa ao longo do período de avaliação teve melhoras significativas na capacidade de guardar fatos, imagens e experiências. Isso se mostrou ainda mais importante para um tipo de memória que nos permite distinguir informações novas das antigas.

Outro efeito notado pelos estudiosos foi um aumento de uma proteína responsável pelo crescimento, funcionamento e sobrevivência de células cerebrais.

Para os pesquisadores canadenses, o trabalho revela a importância de levar uma vida ativa, principalmente quando se trata de garantir uma saúde melhor no futuro.

(Fonte: Boa Forma/Adaptado)