A busca pelo peso ideal é o sonho de muita gente, mas é preciso cuidado e aliar exercícios físicos com uma alimentação saudável. Em nosso segundo tema, como emagrecer rapidamente?
Muitas dietas prometem (e até conseguem) realizar a proeza de um emagrecimento rápido, recomendando restrições alimentares drásticas. Muitas pessoas ainda associam a elas medicações que diminuem o apetite ou aceleram o metabolismo. Tanto uma coisa como outra têm efeitos colaterais perigosos para o organismo, alguns dos quais são potencialmente mortais.
Dificilmente um emagrecimento rápido pode ser saudável. Somente uma dieta bem equilibrada e mantida pelo usuário por certo tempo, acompanhada de exercícios físicos, pode levar ao emagrecimento dentro de um tempo adequado. Depois de ter atingido o peso desejado, cabe ao paciente a responsabilidade de manter-se nele, o que exigirá mudanças do estilo de vida.
Estas mudanças (hábitos alimentares, sedentarismo, exercícios físicos, etc.) destinadas a manter o peso ideal tornam-se até mais importantes que as dietas, desde que não se deseje que se aplique aqui, fazendo a devida substituição, o que dizia o fumante inveterado: “parar de fumar é muito fácil; eu já parei 19 vezes”. Isso, infelizmente, é o que acontece com maior frequência, e o fato de emagrecer e engordar novamente se repete indefinidamente, criando um verdadeiro “efeito sanfona” e gerando danos à saúde.
(Fonte: ABC Med)