O Ioga faz parte de uma sabedoria milenar e um conjunto de conhecimentos de cerca de 5 mil anos de tradição.
Ioga busca a harmonia do corpo com a mente e a respiração, utilizando técnicas de respiração ou pranayamas, posturas que são os ásanas e práticas de meditação.
Na prática o Ioga funciona como uma meditação ativa ou em movimento com benefícios para a saúde como um todo, física e mental.
O significado em sânscrito da palavra Ioga (Yuj no original) significa unir, união, a reunião do corpo e da mente, com a finalidade de ampliar a percepção do presente, do agora.
O Ioga quando orientado por um profissional capacitado pode contribuir para a melhora das dores, musculares, articulares, e nas costas, por agir no alongamento, relaxamento e fortalecimento muscular, correção da postura, redução da inflamação e tensão muscular, melhora do quadro de ansiedade e estresse, melhora da circulação e maior conexão com o corpo e consciência corporal.
Diversos são os benefícios mentais que se pode obter com a prática do yoga.
A prática do Ioga nos reconecta com o momento presente, o aqui e agora e impede ou diminui o fluxo desordenado de pensamentos e emoções negativas voltadas ao futuro.
Nos direciona na possibilidade de agir racionalmente orientados para a solução de nossos problemas, reduzindo a resposta ao estresse e os gatilhos da ansiedade.
Quanto aos benefícios físicos, as técnicas de respiração e as posturas do Ioga modulam e equilibram a resposta do sistema nervoso autônomo, causando regulação do ritmo cardíaco e respiratório, aumento da força e equilíbrio muscular, e correção da postura.
Sua prática modifica o padrão emocional, reduzindo a resposta ao estresse, a ansiedade e favorece um estado de calma e equilíbrio.
O Ioga harmoniza o físico e o mental, proporcionando ganho à saúde e qualidade de vida.
(Fonte: A Tribuna)