Segundo o Ministério da Saúde, 35% de toda a população brasileira apresenta algum tipo de doença vascular. Entre os maiores motivos destes números estão o sedentarismo, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, hereditariedade e obesidade. Além disso, o problema costuma ser mais frequente nas mulheres devido às alterações hormonais, o uso contínuo de anticoncepcionais, à gravidez e à utilização frequente de roupas e sapatos apertados, além de saltos muito altos.
Uma boa forma de contribuir para a melhora da circulação sanguínea é apostar em exercícios físicos.
Abaixo, 5 melhores exercícios para a circulação sanguínea:
1. Caminhada: contribui para bombear o sangue ajudando a ativar a circulação. Os movimentos que se exercem ao caminhar são excelentes para promover o fluxo sanguíneo e fortalecer os vasos. O ideal são 20 minutos diários em ritmo médio para rápido.
2. Alongamento: é considerado um forte aliado da ativação circulatória. Uma dica é apostar em movimentos para esticar as pernas, afinal alongar e esticar aliviam dores e cansaços.
3. Andar de bicicleta: ativa os movimentos musculares e melhora a circulação sanguínea. Até a simulação de bicicleta, deitado no chão, produz o mesmo efeito porque o movimento favorece o retorno do sangue para o coração.
4. Musculação: força a passagem de sangue através dos vasos por um período curto seguido de um período de relaxamento. Recomenda-se que seja realizada sempre com os pesos indicados por um educador físico e com supervisão de um especialista.
5. Atividades aquáticas: a natação e a hidroginástica dilatam e relaxam os vasos, o que facilita a circulação sanguínea e fortalece o coração, deixando os batimentos mais estáveis.
(Fonte: Corpo a Corpo)