A pesquisa britânica apontou que pessoas que fazem 150 minutos semanais de atividade física moderada ou 75 minutos de exercício intenso têm menos risco de morrer por câncer, doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde.
Se sua rotina está superagitada e sobra pouco tempo para treinar, não desanime, não! Segundo um estudo publicado este mês na revista científica JAMA Internal Medicine, exercitar-se uma ou duas vezes por semana já pode oferecer benefícios à saúde.
Os pesquisadores da Universidade Loughborough, na Inglaterra, notaram que pessoas que cumprem, nos dias de descanso, a recomendação de fazer 150 minutos semanais de atividade física moderada ou 75 minutos de exercício intenso têm menos risco de morrer por câncer, doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde.
Para chegar a essa conclusão, foram analisados dados coletados entre 1994 e 2012 de 63.591 pessoas que vivem na Inglaterra e na Escócia. Os resultados demonstraram que o risco de morte por qualquer causa é 30% menor entre os atletas “de fim de semana” em comparação a quem nunca se exercita. Já a probabilidade de falecer por algum problema do coração se mostrou 40% mais baixa entre aqueles que se movimentavam duas vezes por semana. E a propensão para morrer por câncer, por sua vez, foi 18% menor nesse grupo.
Apesar de os resultados serem animadores, vale ressaltar que os autores do artigo ponderam que estes resultados não podem ser aplicados para todo mundo e tampouco estabelecem uma relação direta de causa e efeito entre ser atleta de fim de semana e ter menos risco de morrer por doenças em geral. Sendo assim, o ideal ainda é optar por manter uma rotina de atividades físicas, de preferência com o acompanhamento de um profissional.
(Fonte: Corpo a Corpo)