Os benefícios das flores para a alimentação

SITE Os benefícios das flores para a alimentação

• Calêndula: suas pétalas e o pólen contêm triterpenoides, substâncias com ação anti-inflamatória. Inclua no prato também as folhas e o caule, que são ricos em luteinazeaxantina, importantes na prevenção da degeneração macular dos olhos.

• Lavanda: calmante natural. Pode ser usada em diversas receitas - chás, biscoitos, xaropes, bolos, sorvetes, geleias e tortas.

• Alcachofra: consuma ainda em broto. Depois que vira uma flor aberta, suas pétalas endurecem e não pode mais ser ingerida. Ela atua na desintoxicação hepática e reduz o colesterol total.

• Hibisco: ajuda a emagrecer. No intestino, impede parte da absorção de gordura dos alimentos. Também tem efeito diurético, por isso, ajuda a eliminar toxinas.

• Capuchinha: as flores têm gosto apimentado, semelhante ao agrião, devido à presença de compostos sulfurados, ajudando no processo detox do organismo e na prevenção do câncer. Os botões florais e os frutos são usados para fazer picles e têm gosto semelhante à alcaparra. Fontes de vitamina C e betacaroteno, são estimulantes do sistema imunológico. Também se destacam as propriedades medicinais como: antispasmódica, antiescorbútica, antisséptica, antibiótica natural e expectorante.

• Endro ou aneto: rico em óleos essenciais como carveol e limonina, além de flavonoides derivados do kenferol, possui propriedades anti-inflamatória, anti-séptica, aperiente, aromática, carminativa, depurativa, digestiva e diurética. As folhas, os frutos e as sementes podem ser aproveitadas. Suas flores são muito usadas em picles de pepino ou de couve-flor.

• Amor-perfeito: possui diversas propriedades, como adstringente, anti-seborreica, anti-inflamatória, bactericida, depurativa e diurética. Possui vitamina C, óleos essenciais, carotenoides e rutina, flavonoide com atividade antioxidante e anti-inflamatória.

• Flor de abóbora: pode ser utilizada em sopas ou guisados. Muito usada na gastronomia mexicana, possui poucas calorias. É também uma fonte importante de cálcio, que contribui na formação de ossos e dentes. Uma boa sugestão é enriquecer uma sopa de abóbora com suas sementes sem casca, que são ricas em magnésio, pingar um fio de azeite, para absorver melhor a vitamina A, e enfeitá-la com suas flores, auxiliando, desta forma, na prevenção da osteoporose.

• Cravo-da-Índia: o botão da flor é usado na culinária como especiaria. Ele possui em sua composição química o Beta cariofileno, óleos essenciais, entre outras substâncias benéficas. Fornece ação antitérmica, antioxidante, digestiva, antifúngica e antibacteriana.

• Camomila: muito utilizada na forma de chá, apresenta em sua composição flavonóis, vitaminas A e C, óleos essenciais, entre outras substâncias. É uma flor com propriedades calmante, analgésica e anti-inflamatória, que estimula o sistema imunológico contra infecções.

• Borragem: a flor é rica em mucilagem, nitrato de potássio, ômega 3 e 6, tanino, vitamina C, entre outras substâncias. Possui propriedades diuréticas, antioxidantes, laxativas, expectorantes, entre outras, e é mais encontrada na forma de óleo.

(Fonte: Veja Rio/Adaptado)