Kombucha: o chá milenar que promete emagrecer e dar energia

SITE Kombucha o chá milenar que promete emagrecer e dar energia

Com propriedades para melhorar o sistema imunológico, regularizar as funções do intestino, aumentar a energia e até mesmo emagrecer, essa bebida chinesa milenar está ganhando adeptos no Brasil.

Trata-se de uma bebida artesanal, levemente gaseificada, que surge da fermentação do chá preto adoçado com açúcar. O líquido resultante é uma combinação de microorganismos (leveduras e bactérias), benéficos à saúde. Os adeptos consomem de dois a três copos do chá por dia e afirmam sentir melhoras na saúde como um todo.

Os benefícios não eliminam os riscos, claro. Em especial por se tratar de uma cultura de bactérias. O chá não deve ser consumido por pessoas com baixa imunidade, gestantes, crianças e idosos, pois eles possuem o sistema imunológico mais frágil e suscetível a infecções oportunistas.

RECEITA

Rendimento: 2 litros
Tempo: 30 minutos de preparo e no mínimo 15 dias de fermentação.
Custo: R$ 6

• Ingredientes:

2 litros de água mineral
¾ de xícara de açúcar cristal orgânico (150 g)
4 ou 5 saquinhos de chá preto (ou 7 gramas de chá preto)
2 colheres de sopa de vinagre de maçã (ou 1 xícara de chá já fermentado)
1 “panqueca” de kombucha (ou o scoby, como é chamada a colônia do kombucha)

• Modo de preparo:

- Passo 1: em uma panela, ferva 2 litros de água e assim que começar a borbulhar, desligue o fogo. Coloque o açúcar e mexa até dissolver.
- Passo 2: acrescente os sachês de chá. Deixe descansar de 10 a 15 minutos, descarte os sachês e espere o chá esfriar.
- Passo 3: coloque o líquido em um recipiente de vidro e acrescente o vinagre de maçã (ou o chá fermentado).
- Passo 4: coloque o scoby, ele é fundamental para o chá fermentar.
- Passo 5: cubra o recipiente com um pano limpo e prenda com um elástico. Deixe fermentar de 12 a 25 dias em um ambiente seco, arejado e sem incidência de luz direta.

A partir do 12.º dia, prove um pouco todos os dias até que chegue a um sabor azedinho e levemente adocicado que seja agradável ao paladar. Retire o scoby da jarra e guarde-o em outro recipiente com um pouco de kombucha para uma próxima fermentação. O líquido está pronto para beber, mas é possível fazer uma segunda fermentação.

Encha garrafinhas ou potes de vidro com o kombucha até um pouco mais da metade. Preencha o restante com o suco de sua preferência e feche bem. Coloque as garrafas fechadas em ambiente seco, fresco, longe da luz e deixe-as descansar de 3 a 5 dias. Refrigere antes de consumir.

(Fonte: Veja e Gazeta do Povo/Adaptados)