Molho branco
Esta opção é à base de manteiga, farinha de trigo, leite e queijo. Por isso, é rica em gordura saturada. Uma única colher (sopa) pode chegar a oferecer 1,27 g desse nutriente e 34 kcal. E isso leva ao aumento do colesterol ruim.
Molho ao sugo
A receita é composta por tomate, azeite, cebola e alho. Com isso, uma colher (sopa) oferece 0,2 g de gordura saturada e apenas 14 Kcal. Além disso, ao esquentá-lo, aumenta-se a absorção de licopeno, que é capaz de reduzir doenças do coração e o câncer.
Alho e óleo
O alho é um poderoso alimento que possui vitaminas A, B1, B2 e C, além de minerais, cálcio, enxofre, iodo, magnésio, selênio, sódio e o zinco. Também conta com a alicina, que ajuda a proteger o sistema cardiovascular e a controlar a pressão arterial. O ideal é preferir o óleo de canola em vez do óleo de soja, pois contém menos gordura saturada e tem mais gorduras boas na composição.
Molho bolonhesa
Tomate, carne moída, alho, cebola e vinho tinto seco. Ao escolher a carne moída, selecione os cortes menos gordurosos, como o patinho, a alcatra e o filé mignon. Além disso, peça para que o alimento seja moído na hora e procure acompanhar o processo. Por conter o tomate e o alho, o molho bolonhesa possui os mesmos benefícios do sugo, rico em antioxidantes e licopeno, mas é mais calórico e conta com a gordura saturada da carne.
(Fonte: Revista VivaSaúde e Portal Minha Vida/Adaptado)