1. A carambola é capaz de evitar a retenção líquida?
A fruta oferece boas doses de antocianinas, pigmento que garante sua coloração avermelhada. As antocianinas fazem parte do grupo dos flavonoides que neutralizam os radicais livres, atacam as células e servem como gatilho para o desenvolvimento da doença. Por isso, quanto mais flavonoides na dieta, menor a incidência de câncer e sua progressão. Além disso, um estudo americano revelou ainda que a antocianina, quando em conjunto com o ácido elágico (também encontrado na framboesa), previne a degeneração celular.
2. A fruta é boa nas dietas hipocalóricas?
Seja na hora do lanche, seja como sobremesa, é uma ótima opção para aqueles que precisam controlar o peso ou estão seguindo um regime de emagrecimento. Cada 100 g da fruta possui cerca de 30 kcal. Além disso, seu grande teor de fibras auxilia na absorção das gorduras ingeridas, facilitando até a redução do colesterol.
3. Ajuda a curar ressaca?
Quando consumida in natura, a fruta concentra alto teor de potássio. Além disso, cada 100 g do alimento possui 87% de água, o que faz dele útil no combate da desidratação, que tem como causa o excesso de consumo de bebidas alcoólicas.
4. A fruta previne muitas doenças crônicas?
A alta quantidade de fibras e polifenóis presentes na carambola auxilia na redução do colesterol, o que resulta numa ação protetora cardiovascular. Por ser altamente hidratante, ela é capaz de reduzir os efeitos do alto consumo de sal, uma das causas da alta pressão arterial.
(Fonte: Revista VivaSaúde)