O treinamento funcional é mais dinâmico que as atividades convencionais. Ele visa melhorar diversas funções do indivíduo e trabalhar diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios relacionados à vida diária.
Nas academias, trabalha-se um músculo ou grupo muscular de cada vez, mas no treinamento funcional o foco passa para todo o corpo. Como nenhuma atividade física é completa por si só, ele deve ser somado às demais modalidades presentes nas academias para possibilitar um desenvolvimento corporal mais homogêneo e completo.
Em que consiste o treinamento funcional?
Busca realizar exercícios à semelhança das situações cotidianas e é direcionado a alguma modalidade específica de atividade. Isso porque, quase sempre, as situações cotidianas requerem o emprego de diversos grupos musculares ao mesmo tempo.
Não são usados aparelhos, apenas alguns acessórios. Os exercícios apresentam uma complexidade maior, pois utilizam o peso do próprio corpo. À medida que a pessoa evolui, aumentam-se os desafios, complementando-os com mini trampolim, bola suíça, plataformas de equilíbrio e outros.
Quais são as vantagens e desvantagens do treinamento funcional?
Melhora a flexibilidade, o equilíbrio, o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, ocasiona emagrecimento, realiza a otimização da coordenação motora, além de aumentar a autoestima. Apesar desses benefícios, esse tipo de treino comporta um risco maior de lesões, por isso, deve-se contar sempre com a supervisão de um especialista em Educação Física.
(Fonte: ABCMED/Adaptado)