Veja os alimentos que podem afetar o equilíbrio emocional

SITE Veja os alimentos que podem afetar o equilíbrio emocional

Você sabia que alguns alimentos podem intensificar a depressão? Fique por dentro e veja já quais são os vilões! Todos eles atrapalham o bom funcionamento cerebral, principalmente a comunicação entre os neurônios e, consequentemente, afetam o equilíbrio emocional. Apesar de não precisarem ser banidos da dieta, controlar a quantidade de ingestão é fundamental.

Alimentos industrializados
Estes são os alimentos mais ricos em gorduras trans, que são tóxicas para os neurônios. Essa gordura estimula a produção de citocinas pró-inflamatórias, que gera resistência à insulina e um desequilíbrio dos ácidos graxos essenciais (ômega-3) nas membranas cerebrais.

Açúcar
Em excesso, pode prejudicar o equilíbrio emocional, porque afeta a transmissão neurológica e reduz os níveis de fator neurotrófico, que é um fator de crescimento do neurônio. A consequência desse mau funcionamento cerebral também afeta os receptores de membrana da serotonina, considerada o hormônio da felicidade, podendo causar transtornos depressivos.

Carboidratos
A depressão está relacionada com a inflamação e com o desequilíbrio entre glicose e insulina. Com ingestão de uma quantidade elevada de carboidratos, há o aumento do índice glicêmico, que por sua vez aumenta os níveis do triptofano, fornecendo um bem estar passageiro. O consumo de carboidratos aumenta a liberação de citocinas pro inflamatórias, e a inflamação do organismo tem uma relação direta com a depressão.

(Fonte: Revista VivaSaúde/Adaptado)