Já parou para pensar que aquela voltinha com seu pet pode ser o primeiro passo para você deixar o sedentarismo definitivamente para trás? Só precisa ter um pouco de foco.
Além dos benefícios físicos, a companhia do cão nos treinos fortalece os laços afetivos entre o dono e o animal, combate o stress e a depressão.
Um estudo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, reuniu dados de 20 mil americanos com mais de 50 anos. Todos foram acompanhados de dois em dois anos para saber como estavam de saúde. De acordo com os resultados, os indivíduos que possuem um cachorro e costumam passear com o animal têm melhor capacidade física, são magros, vão menos ao médico e interagem mais com familiares e amigos.
Teoricamente, todas as raças podem se exercitar com seu dono. Mas algumas teriam melhor genética, especialmente se o ritmo da atividade for intenso. Galgos, whippets, huskies e border collies são corredores natos. Os cães sem raça definida (os populares vira-latas) também costumam se adaptar bem à atividade física. Já bulldogs, pugs e outros de nariz achatado em geral cansam facilmente e não aguentam exercícios prolongados. Dependendo da resposta de seu companheiro, os passeios podem ser feitos todos os dias, de preferência no mesmo horário, para que ele crie uma rotina e tenha 24 horas de descanso.
(Fonte: M de Mulher/Adaptado)