As lutas são uma alternativa diferente e mais dinâmica de atividade física para quem quer perder peso e definir o corpo. Entre as preferidas das mulheres nas academias estão o muay thai, mas uma nova modalidade vem conquistando cada vez mais adeptos: o kickboxing.
Benefícios
A professora de kickboxing Lorraina Vaz, da Academia Body For Life, em Volta Redonda (RJ) explica que a prática leva ao emagrecimento e, em consequência da perda de peso, à definição dos músculos. Além disso, apresenta outros benefícios como melhora no condicionamento físico, cardiovascular e respiratório, perda de gordura corporal, melhoria da coordenação motora, aumento de força, alívio do estresse e aumento da auto-estima, equilíbrio, aumento da elasticidade, aprendizado da técnica de autodefesa, aumento da agilidade e concentração.
As partes do corpo mais trabalhadas são, em geral, pernas, braços, ombros e glúteos, mas com um foco maior no abdômen. "Os movimentos envolvem rotação de tronco, que ativa a região do transverso, músculo responsável pelo contorno da cintura, focando assim na área mais desejada: a barriga de tanquinho", afirma.
A principal vantagem do kickboxing em relação aos abdominais tradicionais é que o exercício em pé obriga a trabalhar a estabilização do corpo. Outro ponto positivo é o dinamismo da atividade e o gingado da luta, que aumenta a queima calórica, ajuda a enxugar as gordurinhas e, assim, acelera a definição do abdômem.
Quantas calorias queima?
Em relação à queima de calorias, Lorraina diz que é algo relativo, pois envolve o esforço físico, o desenvolvimento e rendimento de cada pessoa. "Mas, em média, de 500 a 800 calorias por aula, que dura 1h30", diz.
O ideal é que a prática aconteça de três a quatro vezes por semana. E, de preferência, que seja aliada a outras atividades, como a musculação, que ajuda no ganho de massa magra e fortalece a musculatura, já que a luta é de alto impacto, tornando os resultados mais eficazes.
Para começar a lutar kickboxing é necessário fazer antes uma consulta médica e apresentar um atestado que confirme que a pessoa está apta para a prática.
(Fonte: Bolsa de Mulher/Adaptado)
(Foto: Thinkstock)