Sabor acentuado e aroma marcante. Essas são apenas algumas das características que fazem da azeitona, ou oliva, como também é conhecida, um ingrediente muito usado na gastronomia mundial. Sua conserva é rica em sódio, mas o fruto age contra o envelhecimento e a obesidade. Os benefícios não param por aí! Veja quais são:
Poder Antienvelhecimento
A azeitona tem ação antioxidante e o poder na hora de ajudar a neutralizar os radicais livres.
Proteção Cardiovascular
Quando os radicais livres oxidam o colesterol, os vasos sanguíneos são danificados, e a gordura se acumula nas artérias, o que contribui para ocorrência de doenças cardiovasculares.
Saúde Ocular
Você sabia que, em apenas uma xícara de oliva, podemos encontrar cerca de 10% da dose diária recomendada de vitamina A? Ingerir alimentos ricos em vitamina A pode ser altamente eficaz na melhora da visão (tanto diurna quanto noturna), além de auxiliar no combate ao glaucoma, catarata e outras doenças oculares relacionadas à idade.
Prevenção do Câncer
As vitaminas e polifenóis da azeitona associam-se a riscos menores de câncer de cólon, fato comprovado por estudo da Universidade de Barcelona. A pele da oliva contém ácido maslínico que mata células cancerosas. E a azeitona torna-se opção contra o câncer.
Aliada do Emagrecimento
Anti-inflamatória (principalmente pela presença da gordura monoinsaturada), a azeitona é, também, uma boa pedida para quem quer emagrecer. Além disso, tem quantidade de gordura e de fibra em sua composição.
Pele, Unhas e Cabelos Saudáveis
A oliva é um fruto rico em ácidos graxos e antioxidantes que nutrem, hidratam e protegem a pele, as unhas e os cabelos.
(Fonte: Revista VivaSaúde/Adaptado)