Se você decidiu esquecer a atividade física e hibernar debaixo do cobertor até a primavera chegar, não queremos ser estraga-prazeres, mas o inverno é a melhor época para fazer exercícios. E é a ciência que está dizendo.
Um estudo feito em 2012 pela Universidade de Essex (Reino Unido) afirma que os benefícios da atividade física são maiores quando praticada ao ar livre, num ambiente natural e respirando ar puro. Segundo os especialistas, correr por caminhos naturais é um exercício melhor para as extremidades (por causa das mudanças de direção e desníveis do terreno) do que correr na esteira da academia. Some-se aos benefícios de mexer o esqueleto uma reconfortante sensação de liberdade, impossível de obter em espaços fechados, o que além do mais predispõe às relações sociais, aumenta a autoestima e melhora o estado de ânimo.
Agora, em pleno inverno, você se pergunta se realmente é saudável sair para correr ou pedalar com temperaturas baixíssimas. É, sim. E não só isso: correr nessas condições fresquinhas traz inclusive mais benefícios do que no calor. Descubra-os.
• Você queimará mais calorias;
• Reforçará o sistema imunológico;
• Melhorará o seu rendimento físico;
• Você ficará longe da depressão da estação;
• Estará mais bem hidratado.
(Fonte: EL PAÍS Brasil/Adaptado)