Engana-se quem acha que pode obter bom resultado ao se exercitar sem se preocupar com a alimentação – ou até mesmo ficar em jejum antes de um treino. Uma boa dieta faz toda a diferença. Seja para melhorar o preparo físico, pois se a pessoa comer direito pode perder gordura extra, ou seja na recuperação do corpo depois de muita malhação. Assim, a ideia muito difundida de que treinar em jejum ajuda a perder peso é puro mito.
Quem está buscando perder peso, deve tomar cuidado com o que come durante o dia e não pode esquecer de ingerir pelo menos uma fruta após a atividade física.
Afinal, o que comer antes e depois dos treinos para potencializar resultados e se sentir bem com a malhação? Especialistas respondem:
Antes de treinar
O ideal é escolher alimentos com baixo índice glicêmico, como pães integrais, cereais, batata doce ou frutas. Estes alimentos têm digestão mais lenta, portanto o açúcar será liberado no organismo aos poucos, mantendo a energia constante.
Depois do treino
O alimento ideal para recuperar a massa muscular perdida durante o exercício é a proteína. Alimentos proteicos como peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, iogurte, leite, carnes magras e soja desempenham essa função com maestria.
Água: quanto mais, melhor
Beber água não tem contra-indicação, pelo contrario, é ótima para o organismo. Também vale acrescentar hortelã ou apostar no chá gelado. Os isotônicos são interessantes após a atividade física, por que são melhores absorvidos pelo organismo.
(Fonte: IG/Adaptado)