Quinoa » nutritivo e sem glúten, tem proteína de alta qualidade e grandes quantidades de vitaminas e minerais. Ferva uma xícara do grão em duas de água. Assim que ferver, tampe, baixe o fogo e cozinhe por 15 min.
Linhaça » ajuda a diminuir os sintomas da TPM e da menopausa. Seus benefícios se potencializam quando a semente é moída ou triturada. Use em bolos, tortas, sopas ou acrescente em frutas, iogurtes e vitaminas.
Grão-de-bico » ótimo aliado na saúde cardiovascular, também ajuda a controlar o diabetes. Deve ficar de molho de um dia para o outro, colocando-se água até cobrir os grãos, para facilitar o cozimento. Pode ser consumido como salada.
Aveia » ajuda a controlar a ansiedade, além de combater o diabetes e o colesterol. Pode ser consumida nos lanches, nas refeições, em iogurtes, ou batida em sucos verdes.
Cuscuz » ótima fonte de energia, aumenta a saciedade e regula o intestino. Para consumir, molhe os flocos de milho com água em temperatura ambiente; aguarde 10 minutos, e está pronto.
Amaranto » pode ser adicionado nas saladas ou cozido e consumido em substituição ao arroz e feijão ou adicionado em sopas. Ajuda a melhorar a pressão arterial e auxilia no fortalecimento dos ossos.
Chia » ajuda no controle da pressão arterial; quando ingerida, forma um gel no estômago, aumentado a sensação de saciedade e ajudando na perda de peso. Pode ser adicionada a sucos, vitaminas e iogurtes.
Cevada » pouco conhecida na alimentação, tem ação antioxidante, ajudando a combater o envelhecimento precoce. Deve ser cozida, consumida como salada ou mesmo substituindo o arroz.
(Fonte: Dieta Já/Adaptado)