Quem se preocupa em dar um novo rumo aos hábitos, e quer manter-se saudável, deve conhecer os venenos que podem estar na cozinha. São riscos que podem ser graves a longo prazo. É claro que os efeitos colaterais nocivos sempre dependem da quantidade, ou do intervalo de tempo em que são consumidos.
Maionese
A questão principal é que, na maioria das vezes, é feita com óleo de soja, que por sua vez é de soja transgênica. Os estudos ainda não são conclusivos neste âmbito, mas parte do que foi analisado não rende boas notícias na relação saúde/transgênicos. Além disso, maionese tem ligação justa e íntima com a celulite... Se precisa de um molho, o melhor é optar por molho de mostarda orgânica, e sem açúcar.
Catchup
O catchup tem xarope de milho em sua formulação, assim como conservantes e frutose, esta última, em doses concentradas. Quando nas frutas, a frutose pode ser bem assimilada pelo corpo humano, mas na forma como é encontrada no ketchup, não. Resumindo, comer catchup com frequência pode levar ao acúmulo de gordura no fígado e elevação dos triglicérides. Também provoca tumultos no organismo, que fica com dificuldade para emitir os sinais de apetite, deixando-o com vontade de comer muito mais do que, normalmente, comeria. Está, ainda, associado a Síndrome Metabólica e a Diabetes Tipo 2.
(Fonte: Bolsa de Mulher/Adaptado)