Já passou da hora de valorizar o magnésio! Depois do potássio, ele é o mineral mais importante das células vivas. E muitas vezes ele passa despercebido dentre tantos outros nutrientes e minerais. Um exemplo de sua importância foi resultado de um estudo da Universidadede Tel Aviv (Israel) que sugere que o magnésio seja um nutriente-chave para o funcionamento da memória, e pode ser crítico para os neurônios de crianças e as células cerebrais saudáveis em adultos.
Quando o organismo sente falta do nutriente, ele responde com mau humor, convulsões, arritmias cardíacas, osteoporose, doenças cardiovasculares, insônia e alguns estudos sugerem que pode desencadear comportamentos depressivos e de ansiedade.
Deve fazer parte de você
Ele é um nutriente que age no funcionamento cerebral, ósseo e em outras reações metabólicas, sem contar sua ação no intestino.
O mineral possui ação para a formação de serotonina, que é um transmissor relacionado à sensação de prazer, bem-estar e regularização do sono.
Outros pontos positivos do mineral incluem boa formação dos ossos, prevenção de sintomas associados ao mau humor, tensão pré-menstrual (TPM), auxilia no tratamento da hiperatividade, dores de cabeça, melhora o funcionamento do intestino, evita cãibras musculares e ameniza contusões.
Consumo na medida certa
É importante manter o consumo diário entre 310 mg e 420 mg.
QUIABO 74 mg (1 xícara)
BATATA 57 mg (1 xícara) com casca
ERVILHAS 71 mg (1 xícara)
MILHO 48 mg (1 xícara)
ABÓBORA 56 mg (1 xícara)
ESPINAFRE 163 mg (1 copo) melhor jeito de ingerir é in natura, sem cozimento.
BETERRABA 98 mg (1 xícara)
(Fonte: Revista VivaSaúde)