1. Reponha os líquidos
A desidratação pode complicar não só o seu desempenho na atividade física, mas também a sua saúde. Para repor as perdas pelo suor, beba água, sucos, chás e bebidas isotônicas (água de coco ou bebidas esportivas).
2. Hidrate-se antes da malhação
Beba 500ml cerca de duas horas antes do exercício.
3. Durante o exercício também
Atletas devem beber desde o início da atividade, e a cada 15 minutos, 100 ml.
4. Após a malhação
Para cada quilo perdido, deve ser ingerido aproximadamente 1,5 litro de líquido.
5. Aposte nas bebidas isotônicas
As bebidas isotônicas são indicadas para atividades físicas de maior intensidade e duração. São compostas de água, sais minerais e carboidratos, permitindo a reposição de líquidos, minerais e energia perdidos durante o exercício.
6. De olho no rótulo
A água de coco é o isotônico natural mais saudável, mas as bebidas em garrafas também são válidas. Mas verifique se há concentração de 6 a 8% de carboidratos na bebida, que é o mais indicado.
7. Não exagere
Os isotônicos podem ser consumidos por qualquer pessoa saudável, inclusive idosos, mas quem tem pressão alta não pode abusar.
8. Temperatura ideal
Os isotônicos devem ser consumidos em temperatura em torno de 4 graus (temperatura de geladeira). Dessa forma, são mais facilmente absorvidos e isso facilita o esvaziamento gástrico.
9. Isotônico x energético
Não confunda: a bebida isotônica tem o objetivo de repor as perdas hidroeletrolíticas durante a prática de exercícios, enquanto a bebida energética, por ter ação estimulante, tem o objetivo de aumentar a concentração e a resistência durante o exercício. O isotônico é mais adequado porque é rapidamente absorvido após o consumo.
10. Idoso precisa se hidratar
Idosos não têm sensação de muita sede e por vezes consomem menos líquido que o necessário, mas precisam do mesmo tipo de hidratação ao praticarem exercícios. Isotônicos estão liberados, mas com moderação.
(Fonte: Gazeta)