Muitas pessoas têm o hábito de assistir e acompanhar o esporte pela TV. Outras costumam jogar esporadicamente na companhia de amigos. Fato é que praticar uma atividade prazerosa é a melhor maneira de incorporar os exercícios físicos à rotina. E com o futebol não seria diferente. A prática do esporte traz uma série de benefícios para o nosso organismo.
1- Trabalha os músculos
O exercício atua em diversos grupos musculares, mas principalmente os de membros inferiores, como panturrilhas, coxas e posteriores. O abdômen e glúteos também são bastante exigidos pela modalidade. Vale destacar que dependendo da posição do jogador – atacante, meio-campo, zagueiro ou goleiro, por exemplo – os músculos são trabalhados de forma diferente, apresentando inclusive biotipos bastante característicos.
2- Queima calorias
O futebol é uma ótima ferramenta para queimar calorias. Claro que o gasto calórico vai depender muito da posição do jogador. Um meio-campo ou lateral, por exemplo, que corre praticamente os 90 minutos por todo o campo, gasta mais energia do que um centroavante, que fica a maior parte do tempo na área do adversário.
Uma pessoa de 70 quilos gasta, em média, 250kcal a cada 30 minutos de jogo em uma pelada, número que pode ser ainda maior em uma partida oficial ou em um treino mais intenso. Já um jogador profissional de 75 quilos chega a gastar até 1300kcal em um treino.
3- Incentiva a interação social
Além do trabalho físico, a modalidade permite reunir os amigos e fazer um campeonato à parte. É um momento de interação social.
(Fonte: Revista VivaSaúde/Adaptado)