Dança do ventre
Benefícios: proporciona benefícios físicos e psicológicos. Melhora a auto-estima, e as funções dos aparelhos: reprodutor e digestivo. A atividade aeróbica também é intensa, auxiliando na respiração e na frequência cardíaca. A mulher se sente mais viva, estimulada e autoconfiante. Pronta para encarar de peito aberto os desafios da vida.
Em uma hora de aula perde-se em média 500 calorias.
Entre os efeitos causados, a dança afina a cintura e fortalece o abdômen. Proporciona tônus muscular em braços e pernas, melhora a postura e dá suavidade aos movimentos.
Jazz
Benefícios: é dinâmico com movimentos aeróbicos intensos. Melhora a frequência cardíaca e respiratória, proporciona ritmo, agilidade de movimentação e raciocínio.
Com uma dieta balanceada ajuda a queimar até 450 calorias por hora. Isso também dependerá da intensidade da aula e peso corporal de quem pratica.
A dança auxilia na perda peso, tonifica os músculos e aumenta a flexibilidade.
Dança de salão
Benefícios: além de proporcionar bem estar em fazer parte de um grupo, eleva a auto-estima e beneficia o psicológico. A prática alivia o estresse, melhora a coordenação motora e as funções cardíacas e respiratórias.
Perde-se em média 500 calorias hora/aula.
A perda de peso e ganho de massa magra são as principais mudanças no corpo. A dança modela e tonifica pernas e braços.
Balé
Benefícios: há um trabalho intenso muscular de alongamento, fortalecimento, tonicidade e flexibilidade. A prática melhora a postura e pode proporcionar um maior condicionamento, auxiliando no equilíbrio corporal. Também promove sensação de bem estar e relaxamento. Normalmente, as mulheres se identificam muito pela leveza da música mesclada à arte e movimentação desta dança.
A aula de balé pode queimar até 400 calorias.
Zumba
Benefícios: melhora o condicionamento físico, frequência cardíaca e respiratória, e o humor. Também contribui para a melhoria do tônus muscular. A dança exige muita concentração para reproduzir os movimentos, auxiliando na saúde física e mental.
Uma hora de aula pode queimar de 500 à 1000 calorias.
A musculatura das pernas e do tronco é muito requisitada durante a aula de Zumba. O ritmo latino exige algumas posturas e passos específicos. Ajuda na perda de peso, mas a prática da dança precisa ser associada a uma alimentação balanceada.
(Fonte: Papo Feminino)