Ao contrário do que muitos pensam, é possível incluir pão em uma dieta para emagrecer. No entanto, precisamos ter alguns cuidados no consumo, especialmente na hora de escolher o tipo mais saudável. Isso porque muitas marcas acabam confundindo e enganando o consumidor ao destacar termos e ingredientes na embalagem que parecem ser benéficos, mas nem sempre garantem que aquela seja a melhor opção.
1) Procure por “integral” ou “100% integral”. As marcas adoram usar termos que soam saudáveis, como “sete grãos”, “multigrãos”, “100% natural”, etc. Mas esses descritivos não garantem que o pão tenha sido feito com farinha integral ao invés de farinha branca enriquecida. O primeiro item na lista de ingredientes deve ser “farinha integral”, “aveia”, “centeio” ou outro tipo de grão integral.
2) Prefira sementes e grãos aparentes e intactos. Eles devem estar na massa do pão também, não só na casca. Este tipo de alimento tem digestão lenta e contém bastante proteína, fibra e gordura insaturada, que favorecem a dieta e saúde. Como regra geral, uma porção deve conter pelo menos 2 g de fibra alimentar, 2 g de proteína e não mais do que 5 g de açúcares.
3) Segure e aperte. O pão integral deve ser mais denso e pesado do que o pão branco. Dê uma leve apertada: ele deve ser robusto e um pouco mais resistente.
4) Opte por fatias mais finas. Se encontrar mais de uma opção adequada de pão integral, baseando-se nos itens anteriores, opte por aquele fatiado mais finamente. Se as fatias forem muito grossas, fica mais difícil controlar a porção, que deve ter de 45 a 60 calorias.
5) Se comprar pão artesanal ou italiano, opte pela versão já fatiada. Essa é uma dica de autocontrole, para evitar que você acabe se excedendo na hora de cortar uma fatia em casa.
6) Considere alternativas. Tortillas ou wraps 100% integrais são opções muito interessantes, pois geralmente contêm mais proteína e fibra e menos açúcar do que pão.
(Fonte: Bolsa de Mulher/Adaptado)