Valor nutricional
Muita gente consome beterraba com a intenção de garantir um bom aporte de ferro ao organismo. Mas essa raiz é fraca nesse mineral, capaz de combater a anemia. Segundo a tabela de alimentos da Universidade Estadual de Campinas, 100 gramas da raiz crua tem 0,3 miligrama do mineral e 0,2 na versão cozida bem menos que os 2,71 miligramas presentes na mesma quantidade de espinafre cru. Nem por isso ela deixa de ser um superalimento, especialmente para as grávidas e malhadoras.
Apesar de docinha, a beterraba tem poucas calorias 43 em uma unidade grande (100 gramas), além de conter uma boa quantidade de fibras, que fazem com que a liberação de energia no organismo aconteça aos poucos.
Efeitos na pele
Os benefícios à saúde em geral e à pele se devem principalmente às betacianinas pigmento (ele dá a intensa cor vermelha à raiz) da família das antocianinas. Assim como outros vegetais de coloração avermelhada ou arroxeada (uva, ameixa, figo e repolho-roxo), a beterraba também reforça a imunidade e melhora a circulação, protegendo o coração.
Mais disposição
É entre as pessoas que fazem atividade física que a beterraba faz mais sucesso. Isso porque um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, mostrou que a hortaliça tem o poder de oxigenar as células do nosso organismo, tornando o exercício menos cansativo.
Resultado: mais disposição e força para entrar em forma.
Como consumir
O segredo para você obter todos os benefícios da beterraba é consumi-la com frequência, de preferência crua ou cozida no vapor para que seus nutrientes sejam preservados ao máximo. Mesmo assim, não faltam opções para variar a maneira de colocá-la no cardápio. Veja as receitas:
Beterraba recheada com creme de queijo
(Fonte: Boa Forma)