Quem procura uma desculpa sempre acha. Falta de tempo, falta de dinheiro, o frio, o calor... Quando a preguiça fala mais alto, nada supera. Mas como fugir da preguiça, das desculpas?
O frio é um dos primeiros no ranking da preguiça e das desculpas. Do ponto de vista fisiológico é absolutamente normal a gente sentir preguiça para levantar do quentinho da cama. No frio, nossos vasos ficam mais contraídos, os músculos ficam mais tensos e o corpo gasta mais energia para se manter aquecido.
Ele precisa repor a energia, por isso aumenta a nossa fome. Mas também tem uma boa notícia para quem se exercita no frio: o corpo gasta mais energia, ou seja, o gasto calórico é maior.
A dica é sempre lembrar quais são os benefícios. Tá com preguiça de cozinhar? Pense no aroma, no sabor da comida fresca, que isso pode motivar. Tá com preguiça de ir à academia? Mas e o bem-estar que ela proporciona ao corpo e mente? Nosso cérebro está sempre avaliando as nossas ações em termos de custos e benefícios.
O melhor jeito de superar a preguiça é começar. Um bom truque é não pensar na tarefa inteira que você tem pela frente. Quem consegue se focar só na primeira parte do que tem para fazer sente menos preguiça. Daí já é meio caminho andado. Também é importante enfrentar os obstáculos que tiram o foco. Internet, telefone, frio, chuva... tudo pode virar desculpa para deixar alguma tarefa para depois.
Motive-se! A preguiça é falta de motivação. Por isso, encontre prazer nas tarefas do dia a dia. Só gostando do que a gente faz que a gente vai conseguir deixar a preguiça para trás de uma vez por todas!
(Fonte: Bem Estar)