Deixar o corpo inteiro turbinado, detonar até 1.000 calorias e ainda nocautear o estresse em apenas uma hora. Se tantos benefícios parecem milagrosos, apresentamos o autor da graça: Funcional Thai, novidade criada por Ery Silva, coordenador da Pretorian e tricampeão brasileiro de muay thai (SP). Segundo o ex-lutador, a ideia foi arquitetar uma modalidade que reunisse todas as benesses da arte marcial, mas sem os indesejáveis hematomas e lesões. “Para dar aquele upgrade, uni a parte aeróbica da luta ao trabalho muscular da ginástica funcional, que ressalta as curvas, tonifica, dá força, elasticidade e equilíbrio”, conta.
O resultado foi um treino super completo e eficiente, que traz o melhor de dois mundos em apenas uma atividade. Feito em circuitos que podem combinar de 4 a 15 exercícios, a aula começa com um breve alongamento e aquecimento, realizados com corda, polichinelos ou até mesmo corrida sem sair do lugar. Depois, o professor elabora uma série de exercícios nos aparelhos funcionais.
Uma das sequências montada por Ery Silva, por exemplo, começa com agachamento na argola com giro, que trabalha pernas e glúteos e, em seguida, entram os chutes, osjabs, os diretos, os cruzados, as joelhadas e as cotoveladas — sem ringues nem embates, apenas você e o saco de areia. Terminada essa fase, é hora dearrasar nos abdominais — que entram em jogo para dar força e estabilidade aos movimentos na hora da luta. Acabado isso, mais socos e pontapés, seguidos do afundo no elástico, que fortalece os posteriores das coxas,e mais abdominais, acompanhados de golpes no ar.
(Fonte: Revista Corpo a Corpo)