Segundo a OMS, não existe volume seguro de álcool a ser consumido, porque ele é tóxico para o organismo humano e pode provocar doenças. O ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica pode trazer danos imediatos à saúde ou a médio e longo prazo.
No entanto, se a opção é pelo consumo mesmo assim, a OMS orienta ter limite ao beber qualquer derivado do álcool. A substância provoca alterações no cérebro parecidas com as causadas pela cocaína. De acordo com a OMS, em todo o mundo, mais de três milhões de homens e mulheres morrem todos os anos justamente pelo uso nocivo de bebidas alcoólicas. Ao todo, 5% das doenças mundiais são causadas pelo álcool.
Ainda conforme relatório da OMS, divulgado em 2018, 28% das mortes provocadas pelo consumo de álcool são resultado de lesões, como por exemplo, acidentes de trânsito. Outras 21% são distúrbios digestivos graves, 19% são doenças cardiovasculares e o restante doenças infecciosas, câncer e transtornos mentais.
(Fonte: Ministério da Saúde)
Gostou da #DidadeQuarta de hoje?
Curta, comente e compartilhe com os seus familiares e amigos. Ajude-nos a levar mais saúde e qualidade de vida para o maior número de pessoas possível.
Um beijo e até a próxima #DicadeQuarta