Todo ano é a mesma coisa: o Dia dos Namorados chega e, com ele, chocolates e jantares fartos para comemorar a data. Porém, por que não fazer diferente? Que tal usar essa motivação romântica e fazer um treino a dois para melhorar saúde em casal?
Pensando nisso, elaboramos este texto com várias dicas de exercícios ótimos para um treino a dois. Também mostraremos como vocês podem se ajudar a emagrecer e conquistar bons resultados.
Continue lendo o conteúdo até o fim para saber mais!
As necessidades e vantagens do treino a dois
Há um senso comum tradicional de que as pessoas engordam e caem no sedentarismo quando entram em um relacionamento: o aconchego do lar, a comodidade de assistir séries e filmes com uma companhia, as refeições prolongadas pela boa conversa etc.
Essa teoria, aliás, é comprovada pela própria ciência. De acordo com uma matéria publicada pela revista Superinteressante, existem pesquisas que mostram essa tendência a engordar nos casais que são felizes.
No entanto, a história do treino em casal não acaba por aí e tem um final feliz. Segundo esta pequisa, os parceiros que treinam juntos podem desenvolver maior cumplicidade e afeto, melhorando o relacionamento como um todo. Ou seja, esse pode ser um incentivo e tanto para contrariar as estatísticas, deixar o visual em dia e fazer um programa a dois ótimo para saúde.
Os melhores exercícios para treinar em casal
Nem toda atividade física tem a ver com a prática em dupla. Levando isso em consideração, preparamos uma lista com excelentes opções. Confira:
HIIT
HIIT é a abreviação de High-intensity interval training, isto é, treinos intervalados de alta intensidade. Eles são, há algum tempo, os queridinhos nas academias. O motivo? Ajudam a perder muito peso em pouco tempo.
Não existe nenhuma fórmula milagrosa para isso, é claro. Um treino de HIIT requer bastante esforço e dedicação dos praticantes. A melhor parte disso tudo é que as séries variam muito. Assim, é quase impossível que você ou o seu amor se sintam desmotivados.
Além de serem rápidos e se encaixarem até na mais ocupada das agendas, esses treinos podem:
- aumentar a massa muscular;
- melhorar a capacidade respiratória;
- fortalecer os ossos;
- queimar gordura mesmo após o fim do treino.
Corrida e caminhada
Corrida ou caminhada são ótimas escolhas para treinar em casal. Nos momentos mais leves do treinamento, é possível até colocar o papo em dia e dar boas risadas juntos. Além disso, vocês podem praticar ambas ao ar livre e aproveitar a beleza de uma praça ou um parque juntos enquanto se livram das calorias. É ou não é um ótimo programa?
Pilates
O pilates trabalha toda a extensão corpórea e ajuda na tonificação muscular de várias partes do corpo. Com duas ou três aulas por semana, você e seu par podem:
- aumentar a flexibilidade;
- corrigir a postura;
- prevenir lesões;
- fortalecer os músculos e articulações;
- diminuir a sensação de cansaço;
- melhorar a circulação sanguínea.
Abdominais
As abdominais são um clássico entre os exercícios, e isso não é por acaso. Elas são ótimas para definir a musculatura do abdômen e fortalecer a região do core, que é importante para manter as costas eretas e, assim, ficar longe daquelas dores tão incômodas.
Quando combinadas a uma alimentação saudável, elas também se tornam bastante eficazes para perder barriga. Existem inúmeras formas de fazer abdominal e isso é bom para variar os treinos. Lembre-se de não forçar o pescoço durante os movimentos, OK?
Agachamentos
Os agachamentos são boas alternativas para um treino a dois, principalmente porque podem ser feitos de diferentes maneiras. Existe uma variação, aliás, que é ideal para ser feita em dupla:
- posicione os pés paralelamente na largura dos ombros;
- fique de braços cruzados e dê as mãos para a outra pessoa;
- dê um passo para trás com uma das pernas, de frente para o seu parceiro;
- deixe todo o peso do corpo em cima da outra perna, que deve ficar firme no chão com o pé totalmente apoiado;
- desça o máximo que puder e utilize o apoio;
- repita o movimento com a mesma perna por até 10 repetições e troque de lado.
Exercícios com bola
Aquelas bolas grandes, utilizadas geralmente em exercícios de recuperação ou no pilates, funcionam muito bem em um treino a dois. Vocês podem se ajudar e encontrar o equilíbrio adequado nas posições que fizerem juntos.
Danças
Pode parecer loucura, mas dançar para emagrecer é uma ótima escolha. A prática ajuda a adquirir consciência corporal e é bastante divertida. Além disso, os pombinhos podem treinar em casa o que aprenderam durante as aulas.
Crossfit
O crossfit vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. É uma atividade desafiadora, que sempre motiva os praticantes a superar seus limites e a buscar os resultados desejados. Os treinos nunca caem na mesmice, fortalecem a musculatura, melhoram o condicionamento físico e detonam o estresse.
Yoga
Se vocês andam muito atarefados e preocupados com as obrigações rotineiras, fazer Yoga é uma saída e tanto. Ótima para o corpo e para a mente, essa atividade também é benéfica porque vocês podem se ajudar e relaxar juntos.
Ciclismo
Pedalar é bom por vários motivos: fortalecimento dos membros inferiores, aprimoramento da resistência física, ganho de condicionamento e a possibilidade de passear enquanto se cuida da saúde.
Dicas para unir o casal
Siga estas dicas valiosas para ter ainda mais união na busca por uma vida mais saudável:
- motivem-se mutuamente;
- compartilhem metas;
- desenvolvam o espírito de equipe;
- evitem desculpas e cobrem disciplina um do outro;
- passem confiança nos treinos mais difíceis;
- busquem inspirações para manter hábitos sudáveis juntos.
Enfim, o treino a dois tem uma série de benefícios para o casal e pode unir vocês ainda mais. A tendência é que o cansaço vá embora e o vínculo amoroso que há entre vocês seja ainda mais fortalecido.
Se achou as dicas deste conteúdo úteis, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e marque os outros pombinhos que você conhece!
(Fonte: GymPass)