As academias fecharam e as orientações do Ministério da Saúde é para sairmos de casa apenas quando for extremamente necessário. E como fica a rotina de atividades físicas na quarentena? Para quem está acostumado à prática, manter um ritmo médio de exercícios ajuda na manutenção da boa umidade – importante em tempos de pandemia.
E não é necessário muito espaço para isso. Quem mora em apartamento pequeno, por exemplo, não precisa se preocupar. "Qualquer cantinho que tenha dentro de casa já é possível realizar algum exercício", aponta o personal trainer Fernando Chiarelli. Basta afastar móveis com quinas e retirar tapetes para evitar quedas e acidentes.
Aposte em exercícios simples já que o espaço é reduzido. Por exemplo, agachamentos. "Você pode sentar e levantar utilizando como apoio uma cadeira ou o sofá", indica Chiarelli. Outra opção é utilizar a parede como apoio para isometria – que são atividades que contraem os músculos.
Caso disponha de um corredor ou varanda faça também polichinelos, abdominais ou flexão. "Se for uma pessoa que já está acostumada a um treino intenso, pode criar circuitos misturando esses exercícios", sugere o personal. "O ideal é treinar de 30 a 40 minutos. E a frequência varia de acordo com o perfil de cada pessoa, mas três vezes na semana já é muito bacana".
O importante é criar uma rotina de bem-estar em casa, mas sempre atento e respeitando o seu corpo. "Por exemplo, se você tem problemas no joelho é preciso ficar atento nos agachamentos. Enquanto os hipertensos não devem fazer isometria", finaliza Chiarelli.