Atualmente as pessoas estão se preocupando um pouco mais com a saúde, ainda bem! E, consequentemente, a alimentação e as atividades físicas também estão recebendo mais atenção, todos querem saber quais alimentos são bons e os que não são para manter a saúde em dia. Além disso, muita gente começou a se mexer, mandando o sedentarismo embora.
Todos sabem que existe o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL), e eles devem estar em equilíbrio para afastar o risco de infarto e derrame, além de outras doenças, como o Alzheimer.
Quem sofre com colesterol alto sabe que nem que você siga à risca os horários e as doses dos remédios, sem controlar a alimentação, as taxas de colesterol jamais entram nos eixos. Afinal o colesterol é gordura, e gordura é proveniente de uma má alimentação.
O primeiro passo para diminuir os níveis de colesterol é eliminar a gordura da dieta.
Pensando nisso, separamos uma lista com alimentos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim do organismo.
Soja - A soja possui efeitos protetores sobre as doenças cardiovasculares e, consequentemente, sobre os níveis do colesterol HDL (aumenta) e LDL (diminui). Isso acontece devido à presença das isoflavonas presentes na soja.
Aveia e Linhaça - Esses dois cereais são fontes de fibras e só por isso já colaboram para melhorar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. A aveia possui um tipo de fibra solúvel chamada beta-glucana que, de acordo com vários estudos realizados, diminui o LDL (colesterol ruim). Já a linhaça possui considerável quantidade de ômega 3 em sua composição, que também diminui o LDL e ajuda aumentar o HDL (colesterol bom).
Peixes - São fontes de ômega 3, que ajuda a controlar o colesterol e os triglicérides. Eles inibem a formação de plaquetas e colaboram na coagulação sanguínea, evitando assim tromboses e doenças cardiovasculares.
Suco de uva - Quanto mais natural melhor, principalmente se for feito com a casca. Dessa forma você obterá uma substância chamada resveratrol, um poderoso antioxidante que ajuda na redução do colesterol.
Castanha-do-Pará - O consumo regular dessa oleaginosa auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Os ácidos graxos insaturados presentes nela são os responsáveis por esse benefício, uma vez que eles ajudam na diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue e colaboram com o aumento do HDL.
Fitoesteróis - São substâncias semelhantes ao colesterol e são pouco absorvidas pelo intestino. Por competirem com o colesterol, contribuem para que esse seja menos absorvido, assim auxiliam na redução de seus níveis no sangue. As principais fontes são nozes, semente de girassol, soja, trigo, milho, feijão, abacate, legumes e verduras. Também são encontrados comercialmente enriquecendo produtos como cremes vegetais, iogurtes e leite.
(Fonte: Sempre Bem)