Melão: fruta funcional que faz bem para a pele e para o corpo

SITE melão

Composto de 80% de água, ele hidrata mesmo quando consumido aos pedaços. Se você preferir transformá-lo em suco vá em frente, mas evite coar para não eliminar as fibras, que garantem o poder da fruta em eliminar toxinas e a desinchar, o que ajuda muito na conquista de uma barriga mais lisinha. E, por ter poucas calorias – só 30 em uma fatia média (100 gramas) -, o melão não engorda e até facilita a perda de peso!

Controlar a fome é seu maior desafio? O melão continua sendo um grande aliado. Rico em pectina, um tipo de fibra na forma de gel, ele aumenta rapidamente a sensação de saciedade. Experimente incluir pedaços da fruta na salada: o apetite diminui bastante logo no começo da refeição, evitando que você exagere nos pratos mais pesados. A dieta também fica mais gostosa: com textura macia e sabor levemente adocicado, o melão combina com as folhas verdes, especialmente as ardidinhas como rúcula e agrião.

Qual melão escolher

Amarelo valenciano
Redondinho e com a casca amarela e rugosa, é facilmente encontrado no Brasil. A polpa é firme e a cor varia de branco esverdeado a creme. É o mais magrinho de todos (tem 25 calorias em uma fatia média/100 gramas) e, depois de maduro, é o que dura mais, além de ter o menor preço.

Cantalupo
A textura da casca lembra o desenho de uma rede e, por isso, também é conhecido por melão de rede. Tem formato redondo ou oval e sabor bastante doce. Quanto mais intensa a cor da polpa, que vai do amarelo-alaranjado ao salmão, maior é a concentração de vitaminas A e E. Esse tipo também supera os outros em potássio (309 miligramas em 100 gramas). Mas é sensível ao transporte e estraga rapidamente depois de maduro.

Pele-de-sapo
A casca levemente rugosa e de coloração verde-clara com pequenas manchas verde escuras são responsáveis pelo nome desse melão. Oval ou alongado, ele tem a polpa branca ou esverdeada com textura entre média e macia. É uma das variedades menos doces, mas ganha na quantidade de líquido.

Gália
Esse tipo israelense é produzido especialmente no nordeste do Brasil. Quando amadurece, a casca fica amarela e ganha estrias finas. A polpa é macia, de cor branca ou esverdeada, e tem aroma marcante. Seu sabor lembra o do cantalupo.

(Fonte: Boa Forma/Adaptado)