Benefícios da hortelã para a saúde

SITE Benefícios da hortelã para a saúde

Composição nutricional | ações: dependendo da espécie, produz óleos essenciais. A hortelã é rica em flavonoides, taninos, ácidos fenólicos, vitaminas C e D.

Algumas indicações: a hortelã é utilizada contra gripes, resfriados, faringites e amidalites, devido à sua ação antisséptica. Também ajuda no tratamento da rinite alérgica. É útil para problemas digestivos, como flatulência e cólicas abdominais e na síndrome do intestino irritável.

Efeitos adversos, precauções e contraindicações: na gravidez o seu uso deve ser controlado, pois aumenta a atividade contrátil do útero. Tem ação hipotensora, portanto deve ser observado seu uso em pacientes que usam medicação de controle de pressão. O óleo essencial é irritante da mucosa ocular e em pessoas sensíveis pode ocasionar insônia. Também é contraindicado para grávidas e lactantes. O uso da planta também deve ser evitado em pacientes com hérnia de hiato e refluxo gastroesofágico.

Doses e formas de consumo e uso

Decocção: 1 a 2 colheres de sobremesa da droga vegetal rasurada seca ou fresca em 200 ml de água. Ferver por 2 minutos. Tapar bem e deixar em infusão por 10 minutos. Coar e ingerir após as refeições principais (para síndrome do cólon irritável, cólicas intestinas e estomacais).

Tintura: 60 a 120 gotas da tintura diluídas em água , 3 x ao dia (como antidispéptico, bem como antiflatulento e antiespasmódico).

Óleo essencial: uso inalatório de 3 a 4 gotas do óleo em água fervente.

(Fonte: Revista VivaSaúde)