Conheça os 5 benefícios indiscutíveis do café com leite

 

Pingado, média, cappuccino. Você pode chamar como quiser, mas o fato é que o café com leite é uma das combinações mais famosas e apreciadas ao redor de todo o mundo. Essa dupla está presente nos lares, bares e cafeterias de vários países e há quem não comece o dia sem experimentar uma boa xícara dessa mistura. Muita gente conta que essa combinação vem de tanto tempo atrás que não há registro oficial de quando começou a ser feita. A história relatada pelos especialistas em café, no entanto, afirma que o café e o leite começaram a ser misturados na Europa, logo quando começaram a surgir os primeiros estabelecimentos que serviam café e eram frequentados somente por intelectuais, lá no século 18.

O blog do Villa Café te apresenta, agora, alguns benefícios dessa bebida que vão provar que, além de deliciosa, ela faz muito bem à saúde. Confira:

1 – Melhora o foco e a atenção

O café já é reconhecido pela sua propriedade de aumentar a nossa agilidade de pensamento e melhorar a capacidade de atenção. Misturado ao leite, há um aumento, também, no nível de concentração. Por isso, a bebida é muito servida como “lanche” em escolas por todo o mundo, por incrementar o processo de absorção de conhecimento pelos alunos.

2 – Contribui para a prevenção de doenças

Diversos estudos realizados em instituições de pesquisa ao redor do mundo já associam a cafeína à prevenção de doenças como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson. Além disso, o consumo regular de café é benéfico para a memória e para coibir cirrose e cálculos na vesícula biliar.

3 – Age contra a gastrite

Muita gente que ama café acaba tendo que encarar um imprevisto desagradável ao longo da vida: a gastrite. Como a cafeína pode atacar o sistema digestivo de algumas pessoas, provocando desconforto e mal-estar, o café com leite já é uma saída.

O leite, segundo especialistas, protege o estômago dos efeitos que o café pode provocar e alivia os efeitos de quem ingere muita cafeína durante o dia.

4 – Alivia enxaqueca e dor de cabeça

Mais um benefício incrível do café é a sua capacidade analgésica. Em doses não exageradas, a bebida pode aliviar sintomas de dor de cabeça e até de enxaquecas mais fortes.

5 – Auxilia no fortalecimento corporal

Além das propriedades benéficas do café, o leite possui também dezenas de propriedades que também farão bem ao seu corpo. Uma das mais conhecidas delas é a forte presença do cálcio na bebida. Esta substância é muito importante para o fortalecimento dos ossos, músculos e até mesmo para a saúde dos dentes.

Dosagem adequada entre leite e café

Para conseguir todos os benefícios já citados e muitos outros, como a absorção correta do cálcio contida no leite, é preciso que haja uma dosagem correta na hora de misturar o seu café com leite.

Para o aproveitamento do cálcio, por exemplo, é preciso acontecer a interação com a vitamina D que existe no nosso corpo. O café, no entanto, pode interagir de forma incorreta com essa vitamina.

Por isso, por mais que seja difícil resistir, para a nossa saúde é preciso que a mistura seja pelo menos equivalente (ou seja, metade café, metade leite) ou com mais leite e menos café.

E você, como gosta do seu café com leite? Já sabia de todas esses benefícios? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e divida com seus amigos e familiares os benefícios dessa mistura tão saborosa!

(Fonte: Villa Cafe)

 


Você conhece a fruta taperebá?

 

Se você nunca ouviu esse nome em sua vida, não se preocupe! O taperebá é o famoso cajá, porém é popularmente conhecido na Amazônia com essa pronúncia.

O cajá é o fruto da cajazeira (nome científico Spondias mombin L.), árvore da família das Anacardiáceas que está presente em vários estados brasileiros, especialmente nos das regiões Norte e Nordeste, como nos estados de Sergipe, Paraíba Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Dependendo da região, a planta recebe nomes diferentes. Na Amazônia, por exemplo, é chamada de taperebá. Já no Sul leva o nome de cajazeira ou cajá mirim. Se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente.

  Dentre suas principais virtudes nutricionais, o cajá é responsável por fornecer grandes quantidades de fibras alimentares, que ajudam no bom funcionamento do intestino, vitamina C, responsável por melhorar o nosso sistema imunológico, e minerais como ferro, cálcio e fósforo, que fortalecem a nossa saúde óssea, prevenindo doenças como a osteoporose.  

(Fonte: Em Tempo)

 


Motivos para convencer você a treinar segunda

 

Quem nunca sentiu preguiça de treinar na segunda-feira? O Blog Corrida de Rua traz, hoje, um texto bem bacana sobre essa “pedra no tênis”:

“Segunda-feira é aquele dia da semana odiado por muitos e que implica retornar às rotinas, inclusive de treino. Não use a segunda-feira como desculpa para escapar das suas atividades físicas.

#1. Se não treinar na segunda-feira, é provável que não treine o resto da semana…

Gretchen Rubin, autor do livro ‘Better Than Before’, diz que as pessoas que fogem dos treinos de segunda-feira tendem a adiar a ida à academia durante a semana, pois com o passar dos dias o trabalho e as tarefas se acumulam.

#2. Se você treinar, vai sorrir mais…

O exercício físico é uma das melhores formas de combater a indisposição, por isso, começar a segunda-feira com um bom treino, mesmo que rápido, ajuda a melhorar o humor (muito graças à liberação de endorfina, o hormônio responsável pela sensação de felicidade).

#3. Você vai sentir-se menos ansioso…

Fazer exercício físico ajuda a reduzir a ansiedade. E se a ansiedade pela chegada do próximo fim de semana for grande, nada melhor do que dar uma corrida ou fazer a atividade física que mais gostar.

#4. Treinar na segunda-feira ajuda a melhorar o autocontrole…

O exercício físico te ajuda a ter mais disciplina e organização na vida. Encaixar os treinos no horário requer precisão para que nenhuma outra tarefa fique por fazer.

#5. Estimula o cérebro…

Existe algo melhor do que iniciar a semana com energia e com a criatividade ao máximo? Pois bem, o melhor é não voltar a perder o treino de segunda-feira. Inúmeras pesquisas publicadas relatam que a atividade física melhora e muito a concentração e a memória.

#6. Aumento da produtividade…

Com a prática de atividade física, seu corpo irá liberar um hormônio chamado dopamina, onde ela vai melhorar seu foco, aumentar sua disposição para a rotina de trabalho, seu desempenho dará um salto absurdo, além de ser uma das maiores fontes de motivação para exercer seu negócio ou qualquer outra atividade.

 

Por: Liana Villarinho
@lianavillarinho

(Fonte: Folha Vitoria)

 


A alimentação saudável começa nos primeiros anos de vida

 

A obesidade infantil afeta a saúde de milhões de crianças menores de 10 anos no Brasil, segundo estudo do Ministério da Saúde com população acompanhada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas essa situação pode ser evitada quando, desde os primeiros anos de vida, as crianças tenham uma alimentação saudável tanto em casa como na escola, que tem papel fundamental nesse processo, segundo o nutricionista Fábio da Veiga Ued, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. “Nós precisamos ter consciência que o comportamento das crianças na faixa-etária escolar é muito influenciado pelo ambiente onde vivem. E, tendo em vista que elas passam boa parte do dia na escola, esse é um ambiente que impacta sim, diretamente, na boa alimentação infantil ou na má alimentação.”

O papel da escola, diz Ued, é fornecer alimentos saudáveis para as crianças, “o que  ajuda na concentração, no desenvolvimento intelectual e no rendimento escolar”. O professor lembra que os cardápios das escolas são elaborados por nutricionistas dos municípios ou do Estado, de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mas alerta que, em algumas escolas, o horário de  fornecimento de grandes refeições, como o almoço, por exemplo, é inapropriado. “Eles oferecem o almoço às 9 horas e, dessa forma, muitas crianças acabam almoçando duas vezes, uma na escola e outra em casa, às 12 horas, o que favorece a ingestão de quantidade excessiva de energia.” 

 

Outro fator que preocupa, segundo o nutricionista, é que, na tentativa de cortar custos, os cardápios de algumas escolas contêm alimentos de baixo valor nutricional, como sucos industrializados e embutidos, como salsichas, por exemplo. “Isso precisa ser fiscalizado pelos órgãos públicos e merece mais atenção de cada escola”, afirma.

Já em casa, o principal empecilho para a continuidade dos hábitos alimentares ensinados na escola é a má alimentação dos pais, segundo o nutricionista. “O ambiente domiciliar precisa andar de mãos dadas com o ambiente escolar e as refeições em casa precisam ser realizadas em horários predefinidos para que a criança tenha um hábito e uma rotina alimentar, num ambiente calmo e tranquilo, sem TV, celular ou tablet e sem insistência para que ela coma tudo que está no prato. Esses fatores favorecem para que a criança preste mais atenção no alimento e estabeleça vínculo com o alimento e evita a seletividade alimentar”, diz o professor. 

 

Uma boa alimentação, diz Ued, deve começar desde o nascimento e os pais devem atentar sempre para que a criança receba alimentos saudáveis, aumentando a qualidade de vida e tendo vários benefícios. “O primeiro benefício é o bom crescimento e desenvolvimento da criança; um segundo é a contribuição para o desenvolvimento cognitivo e para a capacidade intelectual, facilitando um melhor desempenho na escola; o terceiro benefício é a prevenção de resfriados e gripes recorrentes; em quarto, a formação de hábitos alimentares saudáveis, que pode perdurar por toda a vida; e, por fim, a prevenção de doenças crônicas no futuro, como câncer, diabete e obesidade, por exemplo.” 

(Fonte: Jornal USP)