Conheça os tipos de nado antes de cair na água

natação site

Encontrar um exercício que ajude a emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar condicionamento físico, ajudar quem tem problemas respiratórios e que ainda tenha poucas chances de lesões pode parecer uma tarefa difícil. Mas, na verdade, um dos esportes mais praticados no mundo reúne todas essas características: a natação.

Quais são tipos de nado?

Crawl

Tipo mais fácil de nado, o crawl também é o mais praticado no mundo. O movimento simples dos braços e as pernadas fazem com que ele trabalhe bastante bíceps, tríceps, quadríceps, peitoral e músculos interiores da perna. Como pode ser feito em diferentes intensidades e seu movimento não envolve muito esforço das articulações e dos músculos, ele não contém contraindicações.

Nado costas

Quase tão fácil de ser praticado quanto o crawl, o nado costas também é muito bom para os iniciantes. Ele trabalha os músculos posteriores das coxas, músculos costais, trapézio, tríceps, panturrilha e glúteos. O fortalecimento dos músculos das costas também ajuda a melhorar a postura. O único ponto negativo desse nado é que algumas pessoas que têm mais dificuldade de boiar reclamam que a água entra mais facilmente no nariz e na boca, atrapalhando o nado e deixando a aula pouco prazerosa.

Nado peito

O nado peito, mesmo que não seja tão difícil quanto o borboleta, apresenta uma série de movimentos que podem dificultar os primeiros treinos.

Nado Borboleta (golfinho)

O nado borboleta, também conhecido como nado golfinho, é o mais difícil de ser realizado. Os homens com quadril mais duro tem dificuldade de fazer a pernada dessa modalidade, enquanto as mulheres, que normalmente tem menos força nos braços, tem dificuldade de sair da água com toda a parte superior do corpo. Mas, com um pouco de prática e persistência, essas dificuldades iniciais desaparecem.

Qual deles queima mais calorias?

Embora a natação, de maneira geral, traga benefícios à saúde, os diferentes tipos de nado trabalham partes do corpo de maneira específica, o que também causa uma diferença na quantidade de calorias queimadas.

Gasto calórico de cada nado:

(Borboleta): 840 calorias por hora
(Crawl): 720 calorias por hora
(Costas): 720 calorias por hora
(Peito): 660 calorias por hora

(Fonte: Minha Vida/Adaptado)