Benefícios do Melão para a saúde

 

O melão é uma fruta com baixas calorias, bastante rica nutricionalmente e que pode ser usada para emagrecer e hidratar a pele, além de ser rica em vitamina A e flavonoides, poderosos antioxidantes que atuam prevenindo problemas como doenças cardíacas e envelhecimento precoce.

Como é rico em água, o melão aumenta a hidratação, podendo ser uma opção saudável para refrescar os dias quentes, por exemplo. Além disso, por ser rico em água, melhora o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre.

Benefícios do melão

O melão pode ser consumido na sua forma fresca ou na forma de sucos e vitaminas, sendo também bastante utilizado para refrescar dias mais quentes ou de praia. Essa traz fruta traz benefícios como:

  1. Ajudar a emagrecer, por ter muito baixas calorias;
  2. Aumentar a hidratação, por ser rico em água;
  3. Manter a saúde da pele e dos cabelos, por ser rico nas vitaminas A e C, importantes para a produção de colágeno e prevenção do envelhecimento;
  4. Melhorar o trânsito intestinal, por ser rico em água, pois isso favorece a passagem das fezes;
  5. Controlar a pressão arterial, por conter potássio e ser diurético;
  6. Prevenir doenças, por ter um alto teor de nutrientes antioxidantes, como vitamina A, vitamina C e flavonoides.

Para obter esse benefícios, deve-se consumir melão pelo menos de 3 a 4 vezes por semana, sendo importante incluí-lo em uma alimentação saudável e equilibrada.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de melão fresco.

Componente Quantidade
Energia 29 kcal
Proteína 0,7 g
Carboidrato 7,5 g
Gordura 0 g
Fibras 0,3 g
Potássio 216 mg
Zinco 0,1 mg
Vitamina C 8,7 mg

Para escolher um bom melão no supermercado, deve-se olhar a casca e o peso da fruta. Cascas muito brilhantes indicam que a fruta ainda não está madura, enquanto os melhores melões são aqueles mais pesados para o seu tamanho.

(Fonte: Tua Saúde)