Açúcar demerara é saudável? O que é, benefícios e como usá-lo

 

O açúcar demerara é um tipo de açúcar que passa por um leve processo de refinamento, diferente do açúcar comum. Por isso ele tem a cor marrom claro, grãos maiores e não perde nutrientes. Uma de suas vantagens é que não recebe aditivos químicos, como os outros tipos de açúcar. O seu refinamento é obtido pela extração da cana-de-açúcar.

 Como é feito

Segundo o documento do Ministério da Educação sobre a fabricação de açúcar no Brasil, o diferencial da produção do açúcar demerara é o seu processo de clarificação.

A clarificação é responsável pela eliminação de impurezas e separação de substâncias do caldo de cana de açúcar. No caso do açúcar demerara, é feita apenas com um leite de cal, e não o mineral da combustão de enxofre como os outros.

Benefícios do açúcar demerara

1 - Aumenta a energia 

Uma das vantagens do açúcar demerara é que ele causa um pico de glicemia menor do que o refinado, distribuindo a energia de forma melhor. Alguns dos seus elementos também estão relacionados a síntese proteica, por isso também são importante para a prática de atividade física.

2 - Regula o sono

De acordo com a nutricionista Ana Paula Gava, esse tipo de açúcar possui magnésio. A ingestão dele é muito relacionada com o sono, porque regula a melatonina, "hormônio" associado a sonolência.

3 - Fortalece os ossos

Segundo a nutricionista Ana Paula Gava, a presença do cálcio no açúcar demerara é importante porque essa substância tem um efeito na manutenção de ossos. Portanto, é relevante em todas as fases da vida e um forte aliado no combate a osteoporose. 

4 - Combate câimbra

Por conta também do cálcio, o açúcar demerara auxilia também nas questões que envolvem contração muscular, por isso é eficiente contra a câimbra.

Assim, substituir o açúcar comum pelo demerara é favorável tanto para quem deseja ganhar massa magra, quanto na manutenção do nosso corpo no dia a dia, devido à contração e relaxamento do coração, por exemplo.

5 - Regula o metabolismo

De acordo com a especialista Ana Paula, o fósforo, componente do açúcar demerara, aumenta a capacidade de absorção correta das proteínas e carboidratos, auxiliando a regular o nosso metabolismo. Além disso, ele também compõe o nosso DNA, sendo essencial para a formação das células do nosso corpo.

6 - Melhora o funcionamento do intestino

Como explica Ana Paula, aditivos químicos matam maior parte das "bactérias boas" do nosso intestino. Como o demerara não tem esses aditivos, optar por ele ajuda a mantê-las vivas.

7 - Fortalece imunidade

Essas bactérias são chamadas microbiotas e também ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológicos.

Diferença entre açúcar mascavo e demerara

O açúcar mascavo é feito por meio do cozimento direto do caldo-de-cana (por isso é mais escuro), enquanto o demerara ainda passa por refinamento, mesmo que seja parcial.

Por conta disso, o gosto do açúcar demerara é menos característico e forte, mas ainda mais caramelizado que o açúcar comum, já que não tem nenhum aditivo químico.

Demerara ou Xilitol: qual é melhor

Em alguns casos o açúcar demerara é mais indicado. Embora o xilitol tenha 40% menos calorias, não se pode esquecer que ele afeta negativamente o intestino. Portanto, quem sofre de indigestão, gases ou dores abdominais deveria optar pelo açúcar demerara.

No entanto, a nutricionista também afirma que o xilitol é a melhor opção quando a pessoa é diabético ou tem a intenção de perder peso.

Quantidade de açúcar recomendada

Os especialistas frisam que a quantidade de açúcar de qualquer tipo deve seguir às recomendações da organização mundial da saúde (OMS), que indica um consumo de açúcar não superior a 5% das calorias consumidas naquele do dia.

Ou seja, uma pessoa que consome 2000 calorias por dia deveria ingerir, no máximo, 25 gramas de açúcar (mais ou menos 1 colher de sopa), sem esquecer de todos os alimentos que possuem açúcar, de alguma forma, também.

Onde encontrar e preço

Atualmente, é muito fácil de achar o açúcar demerara nas prateleiras de qualquer supermercado. O preço usual é um pouco mais caro que o açúcar comum, rodando em cerca de 7 reais.

Malefícios do açúcar demerara

1- Aumenta o nível de açúcar

A alta glicemia do açúcar acaba estimulando a produção de insulina. Ainda que a energia seja mais distribuída ao longo do dia, por conta dos nutrientes e do formato, ele ainda tem o potencial de elevar muito a quantidade açúcar no sangue.

2 - Pode engordar

Além do excesso de glicemia, a alta quantidade de calorias pode gerar um ganho de peso, caso consumido em excesso. "Apesar de estar mais próximo do natural e ser mais rico em minerais, o açúcar demerara ainda é um açúcar", explica a nutricionista Ana Paula."Em taxas muito grandes de consumo, ele ainda está relacionado a efeitos como a obesidade".

3 - Pode causar doenças cardíacas

Apesar de elementos como o cálcio, que ajudam na contração dos músculos do coração, o demerara ainda pode causar alguma doença cardíaca, segundo a especialista em nutrição Adriane Marcom. Além da relação com aumento de peso, qualquer quantidade excessiva de açúcar pode ter efeitos negativos na saúde do coração.

4 - Pode causar diabetes

De acordo com a nutricionista Adriane Marcom, não é recomendado que diabéticos consumam açúcar demerara, porque esse açúcar ainda contém um alto índice glicêmico, podendo inclusive causar diabetes.

(Fonte: Minha Vida)