O que comer depois do treino: você conhece as melhores opções?

 

Sentir fome após realizar exercícios físicos é totalmente normal e está dentro do esperado. Entretanto, quem costuma se exercitar regularmente sabe que comer o primeiro alimento que encontra na cozinha não é a opção mais inteligente. Mesmo assim, muitas pessoas se perguntam o que comer depois do treino.

Trata-se de uma dúvida comum e que possui respostas diferentes, que variam de acordo com o objetivo, seja ele o de emagrecimento ou de ganho de massa. Além disso, vale ressaltar que, independentemente do propósito, uma alimentação errada pode colocar todo o esforço em risco e prejudicar a recuperação muscular e a rotina produtiva.

Se antes de fazer atividades é preciso apostar nos alimentos corretos, depois dos exercícios não é diferente. Pensando nisso, a Insider esclareceu por que investir nas refeições certas e balanceadas após os exercícios é importante. Além disso, em seguida você confere uma lista com diferentes opções quando o assunto é “o que comer no pós treino”.

Alimentação pós treino: por que ela é tão importante?

É muito importante investir em alimentos ricos em carboidrato após a realização dos exercícios, mesmo aqueles que desejam emagrecer. No entanto, quando a questão é o que comer depois de malhar, a proteína deve ser o elemento protagonista da refeição.

A dupla formada pelo carboidrato e pela proteína continua sendo essencial, já que cada um dos elementos desenvolve suas funções específicas sobre o organismo. Enquanto a proteína ajuda na regeneração dos músculos, o carboidrato age fornecendo energia. Assim, o corpo não precisa utilizar as proteínas para outras finalidades, deixando-as agir somente em prol da renovação muscular.

Do contrário, o corpo pode sofrer facilmente o processo de catabolismo. Funciona da seguinte maneira: com a ausência dos carboidratos, o organismo passa a usar as proteínas para obter energia.

Dessa maneira, a regeneração muscular é interrompida, o músculo não cresce e a gordura permanece no corpo. Para evitar essas e outras questões que dificultam o alcance dos resultados, é importante se perguntar o que comer depois do treino.

Alimentação pós-treino para quem deseja emagrecer

Dada a relevância de selecionar os alimentos quando o assunto é o que comer após o treino, também é importante saber quais opções são melhores para cada objetivo. Para quem deseja diminuir as medidas, vale investir em proteína magra e carboidratos integrais.

Além de selecionar os alimentos corretos para comparar a sua lista de “o que comer depois da academia”, também é necessário estar atento à quantidade. Em se tratando de carboidrato, nem todos as opções são as mais indicadas, por isso, essa escolha merece cuidado redobrado.

Alimentos como peito de frango, peixe, leite desnatado, iogurte natural desnatado e ovos são excelentes opções de proteína e podem compor o seu cardápio voltado para o que comer pós treino. Já os carboidratos podem ser pães, arroz ou macarrão, todos na opção integral.

Alimentação pós-treino para adquirir massa muscular

Para quem deseja ganhar massa magra, o processo pós-treino é de extrema importância. Nesse caso, o equilíbrio entre proteína e carboidrato é imprescindível.

Alimentos como frango, batata-doce, ovos, leite, cereais, carne vermelha magra e leguminosas, como feijões e lentilhas, são excelentes para compor a sua seleção de o que comer depois do treino. Além disso, a proteína do soro do leite, contida no whey protein, também é indicada para a maioria das pessoas que buscam a hipertrofia muscular.

Alimentação pós-treino além dos objetivos específicos

Para quem costuma malhar no período noturno, independentemente dos objetivos específicos, o melhor é equilibrar o prato de proteínas e carboidratos com opções leves. Sendo assim, vale adicionar frutas, sucos naturais e legumes.

Além disso, é importante ressaltar que o ideal é comer meia hora após a prática esportiva. Caso não seja possível, é importante que a refeição seja feita logo nas primeiras horas, pois é quando as fibras musculares passam pelo processo de regeneração e demandam energia corporal.

Focando no que é importante

A prática esportiva demanda atenção com o que comer depois do treino e, claro, com o que se ingere antes e durante os exercícios. No entanto, as roupas e o calçado utilizado também exercem influência na performance e intensificam os resultados esperados.

A boa notícia é que, com o avanço da tecnologia, é possível encontrar facilmente roupas com releitura tech, que tornam o treino, ainda que pesado, um pouco mais confortável. Atenta ao bem-estar, a Insider produz peças com recurso antiodor e antissuor, seja para o dia a dia ou para a realização de esportes.

 (Fonte: Insider)