Goiaba: Principais benefícios e como consumir

Goiaba: Principais benefícios e como consumir

 

A goiaba é uma fruta com grande valor nutritivo e propriedades medicinais, devido ao seu conteúdo em vitamina C, A e B. O seu nome científico é Psidium guajava, tem um sabor doce e a sua polpa pode ser rosada, branca, vermelha, amarela ou alaranjada.

Esta fruta tropical pode ser encontrada nas regiões da América Central e Sul e é uma ótima opção para adicionar nas dietas de emagrecimento, já que tem poucas calorias. Além disso, favorece a digestão por ser rica em fibras, sendo excelente para tratar problemas gastrointestinais.

1. Melhora a digestão

A goiaba é uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos intestinais, melhorando a digestão. Além disso, quando se ingere com casca, ajuda a combater a acidez do estômago, sendo excelente para o tratamento de úlceras gástricas e duodenais.

2. Trata a diarreia

Esta fruta tem propriedades adstringentes, antidiarreicas e antiespasmódicas que ajudam a diminuir tanto a diarreia, como a dor abdominal, além de eliminar os micro-organismos que podem estar na sua origem, devido à sua ação antimicrobiana. Por isso, pode ser ingerida para tratar a gastroenterite e a desinteria infantil.

Por ter forte propriedade antidiarreica, devido ao seu elevado conteúdo de taninos, a goiaba deve ser evitada por quem sofre com prisão de ventre.

3. Evita o envelhecimento e previne do câncer

Por ser rica em antioxidantes, como o licopeno e a vitamina C, ajuda a prevenir o envelhecimento das células, já que evita o dano causado pelos radicais livres, assim como evita o surgimento de alguns tipos de câncer, como o de próstata, por exemplo.

Além disso, a vitamina C pode ainda ajudar a fortalecer a imunidade do organismo, fazendo com que haja maior resistência a vírus e bactérias.

4. Previne a anemia

A goiaba facilita a absorção de ferro da dieta, permitindo evitar casos de anemia por falta de ferro, especialmente quando é consumida junto de alimentos ricos em ferro, como marisco, gema de ovo ou espinafres, por exemplo.

5. Favorece a perda de peso

Cada goiaba tem cerca de 52 calorias, podendo ser consumida numa dieta para baixar de peso, como sobremesa ou lanche, já que também é rica em pectina, um tipo de fibra que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome.

6. Cuida da saúde da pele

Comer goiaba, principalmente a vermelha ou rosa, é excelente para a pele, pois contém grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a manter a saúde da pele e a prevenir o envelhecimento precoce, que resulta em perda de elasticidade e rugas.

(Fonte: Tua Saúde)