Foco na alimentação saudável: conheça os benefícios de consumir hortaliças brássicas

O que são hortaliças brássicas? - Blog do Pão

Elas, normalmente, possuem um formato de uma cruz em sua superfície, cor esverdeada e nutrientes similares em sua composição

Que tal aproveitar a semana para cuidar da alimentação? O primeiro passo pode ser incluir hortaliças brássicas, ou vegetais crucíferos, em sua dieta alimentar. Elas, normalmente, possuem um formato de uma cruz em sua superfície, cor esverdeada e nutrientes similares em sua composição. Entre elas estão: brócolis, couve, agrião, rúcula e repolho. 

De acordo com os profissionais de nutrição do portal Taeq, as hortaliças brássicas são ricas em sulforafano, substância que ajuda a prevenir doenças como câncer. Além disso, são ricas em antioxidantes, minerais e vitaminas, que atuam no bom funcionamento do organismo e ainda retardam o envelhecimento das células. 

A presença das fibras na composição destas hortaliças também ajudam a  diminuir os níveis de açúcar no sangue, a normalizar o colesterol, a regular o sistema digestivo e aumentar a sensação de saciedade. 

Ainda segundo o portal Taeq, é importante consumir as hortaliças brássicas com moderação, pois, mesmo trazendo inúmeros benefícios para a saúde, o excesso pode desencadear em problemas na tireoide. As hortaliças brássicas possuem o isotiocianato em sua composição, um composto químico capaz de inibir a função da tireoide e gerar problemas endocrinológicos como o bócio (inchaço da glândula da garganta).

(Fonte: iBahia)