Exercícios em casa

O período de isolamento social lança uma série de desafios para a população mundial. Uma delas é continuar movimentando o corpo com exercícios adaptados em casa. É importante manter-se ativo durante o isolamento social, e, sabemos que a atividade física ajuda manter o corpo em forma e no equilíbrio da saúde mental.

Tenho solicitado aos meus alunos para reservar o mínimo de dois ou três dias por semana para praticar exercícios físicos em casa. Isto é o suficiente para manter o condicionamento físico, a imunidade alta e evitar cair no sedentarismo.

Além de prescrever e mandar os treinos diariamente para meus alunos, mantenho contato, todos os dias, com mensagens de incentivo e dicas para que não deixem de cumprir a série de exercícios do dia. Normalmente divido a sequência em exercícios de mobilidade articular, exercícios de força, de resistência muscular e cardiorrespiratório, tudo depende do objetivo de cada um.

 

A médica Lorrayne Zonatele Garbo, de 27 anos, treina três vezes por semana: “Gosto de exercícios livres, como o Stiff, que trabalha a parte de trás da perna”. Ela relata que mesmo após horas e horas de plantão no hospital, se esforça para não deixar de fazer a série de exercícios: “Trabalho o dia todo, só tenho a noite pra treinar, mesmo chegando cansada, faço todos os exercícios, que fazem bem não somente para o corpo, mas para a mente também”.

Para substituir os acessórios da academia, ela utiliza, por exemplo, saco de arroz e cabo de vassoura. É preciso usar a criatividade”, completa.


Lorrayne Zonatele Garbo, mantendo o ritmo para tudo se manter em dia.

Já a empresária Gabriella Amorim Campagnaro Rodrigues, 26, relata que pratica exercícios pensando no bem-estar, “Faço, pois me sinto bem quando acabo o treino. É uma sensação de dever cumprido”.


Ela treina de três a quatro vezes por semana e tem utilizado vários utensílios para substituir os pesos da academia: ” Eu uso material de limpeza, galão de água e pacotes de alimentos. O Francis dá as sugestões e eu adapto com o que tenho em casa”.

Assim como a maioria das mulheres, ela prefere os exercícios de pernas: “Gosto de fazer agachamento, sinto que é um exercício muito completo para as pernas”.


Gabriella Amorim Campagnaro Rodrigues segue sua rotina dentro de casa.

Larissa Zonatele Garbo, 23, também empresária, treina quatro vezes por semana. Ela cita que é muito diferente treinar em casa. “Para treinar em casa é preciso ter muita disciplina, pois, normalmente, antes do isolamento social, eu saia do trabalho e ia praticamente direto para a academia. Já fazia parte da rotina. Para treinar em casa é complicado. É necessário ter muita força de vontade e disposição. Ainda bem que o Francis fica no meu pé”.
Ela relata ainda que vem se adaptando aos treinos e está conseguindo manter o peso corporal que conseguiu atingir ainda no período que malhava na academia: “Estou conseguindo manter o meu peso. Isso também me motiva a continuar treinando”.


Larissa Zonatele Garbo, faz toda sua série sob  nosso comando.

Então temos que continuar mantendo o foco e no ritmo. Fique atentos e até a próxima pessoal.

(Fonte: Folha Vitória)