7 dicas para aproveitar o verão de maneira saudável

 

 1. Planeje a escolha dos alimentos

Vontade. O primeiro passo para perder peso é ter vontade de iniciar o processo de emagrecimento. Escolher os alimentos, saber onde comprá-los e organizar a casa para ter um consumo adequado. Se você não tem tempo durante a semana, uma alternativa é preparar as porções no final de semana e já deixar no congelador.

2. Dê atenção para o café da manhã

Começar o dia com uma refeição equilibrada garante mais energia, saciedade e disposição ao longo do dia. Aposte em um pão de forma integral ou torradas, que fornecem carboidratos e energia. Para acompanhar, queijo ou ovo mexido, que fornecem proteínas e, como complemento, fruta da estação ou suco de fruta natural, misturados com semente de linhaça ou chia, que acrescentam fibras, vitaminas e minerais.

 3. Respeite a sua individualidade

Cada indivíduo é único em sua necessidade. Por isso, as respostas e soluções são também únicas. Respeite sua fome, mas sempre com moderação e de maneira equilibrada. A dica é seguir um cardápio passado por um profissional em que haja porções de alimentos que saciem a fome e sejam nutritivos.

 4. Capriche nas saladas

Frescas e refrescantes, as saladas são boas opções para os dias mais quentes, especialmente para o jantar. Combinando alguns ingredientes, é possível elaborar uma refeição completa, leve e balanceada! Acrescente frango desfiado, ovos de codorna, atum ou grão de bico, que são os alimentos fontes de proteína. E, para acompanhar, croutons caseiros! É só cortar o pão de forma em quadradinhos, regar com um fio de azeite de oliva e orégano e torrar no forno.

 5. Prepare sorvetes caseiros e refrescantes

O calor pode trazer a vontade de sorvete, mas que tal um sorvete menos calórico? Frutas são boas opções para esse momento. A sugestão é picar uma banana e levá-la ao congelador. Depois de congelada, bater em um mixer com cacau em pó e um pouco de mel e quebre alguns biscoitos integrais de cacau.

 6. Cuidado com o álcool

O verão é uma estação alegre, quando as pessoas exageram que os drinks podem ser calóricos, além de deixar o corpo desidratado.

7. Água

Beba muita água. Manter-nos sempre hidrato traz o bom funcionamento e limpeza do organismo.

(Fonte: Vida e Ação/Adaptada)