Chá é tradição milenar e tem efeitos variáveis no organismo

67241111 2347342748914566 4402046548885935198 n

Bebida oferece inúmeros benefícios, comprovados por estudos científicos
Reza a lenda que, milhares de anos antes de Cristo, na China, o imperador Shen-Nung fervia a água que iria beber – como era seu costume – quando a folha de uma planta caiu acidentalmente no recipiente. O tom castanho que o líquido adquiriu chamou a atenção do imperador, que o bebeu e acabou gostando do sabor. Assim, nascia o chá.

Desde a experiência de Shen-Nung, a popularidade do chá derramou-se para além do território chinês, tomando várias outras culturas que apreciam não apenas o paladar da bebida, mas seus benefícios.

De acordo com a professora de Fitoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria das Graças Lins Brandão, desde os primórdios da humanidade as plantas são usadas para diversos fins, e esse conhecimento é passado de geração em geração, chegando até os dias atuais.

No caso das plantas que beneficiam a saúde, este conhecimento compõe a medicina tradicional que, no Brasil, é constituída pelas plantas usadas pelos povos ameríndios, que habitam o território há mais de dez mil anos, explica Maria das Graças.

“Infelizmente, desde a invasão do Brasil pelos portugueses, tanto as plantas quanto o conhecimento sobre elas vem sendo perdido, pelo intenso desmatamento das florestas e vegetação nativa, além do constante extermínio dos indígenas. Observa-se hoje uma intensa erosão genética (quando as plantas são extintas) e a erosão cultural (quando o conhecimento sobre elas é perdido).”

Uma consequência desse processo, analisa a professora, é que hoje conhecemos mais plantas introduzidas pelos europeus, consideradas exóticas, do que as plantas da biodiversidade brasileira. Segundo Maria das Graças, os chás oferecem inúmeros benefícios, definidos pela tradição e, também, por estudos científicos que comprovam suas ações benéficas.

Cuidado
No entanto, ela alerta que é importante sempre lembrar que, quando preparamos um chá, estamos retirando da planta substâncias químicas.
“Ou seja, seus princípios ativos, que são os verdadeiros remédios. Acredita-se que as plantas não têm química, mas é a química delas que produz os efeitos. É importante conhecer quais plantas são benéficas e aquelas que não podem ser usadas por causarem efeitos colaterais”, orienta.

Popularmente chamamos de chá alguma bebida que tem uma erva aquecida em água. Mas, na verdade, não é bem assim. Chás, os legítimos, são apenas aqueles preparados com a Camellia sinensis. A planta dá origem aos chás branco, verde, preto, amarelo, oolong e vermelho.

E quanto às outras bebidas? Elas são chamadas de infusão. As infusões são os mergulhos de ervas, flores, frutos e especiarias na água aquecida.

Nessa história toda, há outro tipo que vem ganhando cada vez mais espaço: os blends. Eles são uma mistura porque levam a base dos chás, verdadeiros, de Camellia sinensis e as infusões.

Beneficie-se
A Duquesa de Bedford percebeu o quão agradável era reunir as amigas para uma xícara de chá, à tarde. Influente na sociedade inglesa do século 19, ela fez nascer uma tradição britânica: o chá das cinco horas. Mas, além de reunir amigos ou dar uma pausa no dia a dia, os chás propiciam outros bons efeitos.

Além disso, algumas ervas, por meio das infusões, podem ser úteis ao organismo.

(Fonte: A Tribuna/Adaptada)