7 alimentos que podem piorar a ansiedade; pizza é um deles

abrepizza-ou-hamburguer-1519747490116 v2 900x506
Alguns tipos de comida podem aumentar crises de ansiedade, como ketchup e massas; veja outros

Se você se sente ansioso com frequência, tem crises de ansiedade ou mesmo já foi diagnosticado com o transtorno de ansiedade, saiba que a sua alimentação pode estar relacionada.

Da mesma forma como alguns tipos de comida podem auxiliar no combate à ansiedade, outros podem piorar os sintomas. Por isso, uma alimentação equilibrada pode ser essencial para quem sofre dessa condição. Veja que tipo de alimentos você deve evitar:

1 - Pizza
Alimentos como a pizza possuem uma quantidade elevada de carboidratos na composição, o que é contraindicado para quem sofre de ansiedade, como afirma a Nutricionista Isabel Jereissati. Em proporções pequenas, os carboidratos podem auxiliar no bem-estar, mas, exageradamente, agrava alguns sintomas.

Isso porque a quantidade consumida tem efeito direto no funcionamento do corpo, que eleva a quantidade de insulina e adrenalina para tentar assimilar tudo. Além disso, ainda precisa lidar com a falta dele depois que ele é processado.

Como efeito disso, o indivíduo começa a ficar irritado e inquieto, com um alto pico de energia conhecido como pico de glicose, seguido de uma queda brusca na disposição física, assim que todo o açúcar é assimilado pelo corpo.

2 - Massas
Macarrão e outros alimentos produzidos a partir de massas também possuem uma quantidade de carboidratos elevadíssima, o que pode provocar uma agitação não bem-vinda a quem sofre de ansiedade.

3 - Ketchup
Da mesma forma que acontece com as massas, o ketchup contém uma quantidade elevada de carboidratos, os açúcares. E o excesso de energia consequente pode desencadear não só sintomas de ansiedade, como também de depressão.

4 - Café
Alimentos ricos em cafeína são consumidos como uma forma de se manter acordado e atento. Isso porque a substância provoca um aumento no cortisol, um hormônio liberado nos momentos de estresse, que diminui a quantidade de calorias queimadas para se poupar energia.

Em altas quantidades, o cortisol agrava o sentimento de estresse e sintomas da ansiedade, assim como também provoca uma diminuição em hormônios como a serotonina, conhecida por ser o hormônio da felicidade. A endocrinologista Alessandra Rascovski explica que o cortisol descontrolado tem diversos efeitos negativos, entre eles:

Diminuição do metabolismo
Atrofia muscular
Gordura abdominal
Hipertensão
Diabetes
Portanto, se você for ansioso, a melhor opção é evitar aquelas xícaras de café "para dar uma animada", porque o efeito pode ser justamente o contrário a longo-médio prazo.

5 - Chá
Chás são geralmente conhecidos pelo seu efeito relaxante, só que isso não se aplica a todos os casos. Assim como o café, alguns tipos de chás fazem parte do grupo de bebidas com altos valores de cafeína. Entre eles:

Chá Preto
Chá Branco
Chá Verde
Chá Mate

6 - Refrigerantes

Refrigerantes têm um teor alto tanto de açúcar quanto de cafeína. Logo, também entra na conta. A soma dos problemas causados pelos exemplos acima demonstram os efeitos negativos dessas substâncias na produção hormonal e no funcionamento do cérebro.

Alguns refrigerantes diet também são muitos ricos em açúcar. Nos casos em que isso acontece, ele, na verdade, está recebendo o nome de diet por ter menor quantidade de sódio ou proteína, como explica a especialista Tamara Mazaracki. A ausência dessas substâncias acaba sendo compensada com ainda mais açúcar.

7 - Álcool
Alguns até consomem bebidas alcóolicas com a intenção de superar a ansiedade, mas isso não é indicado. Na verdade, essa substância pode desequilibrar a serotonina e outros neurotransmissores associados ao prazer e relaxamento. Em altas doses, o álcool também inibe o sistema nervoso central, provocando maior inquietação e dificuldade de concentração.

(Fonte: Minha Vida/ Adaptada)