Caminhada estimula os músculos para a vida

1gq10malljtq3gy0mwnh2mdaa

Atividade ajuda a regular o metabolismo do corpo

São 30 minutinhos para a vida. A prática de caminhadas regulares tem se revelado uma importante aliada de pessoas que buscam viver com qualidade. Estudos recentes sobre exercícios frequentes indicam que o impacto deles no cotidiano de quem pratica é para lá de positivo.

As pesquisas mais recentes indicam, por exemplo, que a prática frequente de caminhada faz com que os músculos — sobretudo os da perna, que são os que mais trabalham quando se anda — desempenhem a função de regular o metabolismo do corpo.

Na prática, os músculos, quando acionados de maneira regular (e sem excessos) produz substâncias conhecidas como interleucinas — há vários tipos e elas interferem e regulam o metabolismo.

Liberdade para comer

O músculo pode até dar liberdade para o indivíduo comer um pouco mais, porque a atividade muscular tem capacidade de agir contra o excesso.

É que as interleucinas agem em outros órgãos e regulam o metabolismo – para o bem. 

Moderação
O especialista adverte que é preciso ter cuidado para não sobrecarregar o corpo, inclusive na produção das substâncias — em excesso, elas podem desregular o organismo.

Para ele, um exemplo se dá quando uma mulher começa a correr maratona, que requer treinamento intenso.

(Fonte:  A Tribuna/Adaptada)