8 nutrientes para um coração saudável

l module 975x5092x maio mes coracao

Cuidar do coração é algo que deveria estar entre as nossas maiores metas de vida. Ainda assim, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A boa notícia é que a maioria dessas doenças pode ser evitada com mudanças de hábito simples, como controle do peso, alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.

Quando o assunto é alimentação, alguns nutrientes devem marcar presença no prato para ajudar a manter o coração forte e saudável. Substâncias antioxidantes, como a vitamina E e os flavonoides, ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e têm função cardioprotetora, enquanto as gorduras boas, a exemplo do ômega 6, mantém os níveis de colesterol - bom e ruim - em equilíbrio no sangue.

Veja abaixo alguns nutrientes que fazem bem para o coração e onde encontrá-los:

Gorduras boas
Toda gordura é má? Não é exatamente assim. Os ácidos graxos, a exemplo do ômega 3 e ômega 6, são um exemplo de gordura boa que merece um espaço cativo no cardápio. Encontrados em peixes de água fria, como salmão, atum e truta, os ácidos graxos ajudam na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total no sangue.

Além dos peixes de água fria, você encontra ômega 6 na nova Qualy Vita. Feita com óleos vegetais, ela combina nutrientes importantes para a saúde do coração em um único lugar, como ômega 6 e as vitaminas A, D e E. Além disso, Qualy Vita não contém leite em sua composição e pode te acompanhar em diferentes momentos do dia, do café da manhã ao jantar.

Flavonoides
Os flavonoides são substâncias presentes em alimentos como chocolate amargo, jabuticaba e uvas tintas. A grande vantagem deste nutriente é sua ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce das células - inclusive as do coração. Além disso, os flavonoides reduzem o LDL (colesterol ruim) e diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

Resveratrol
O resveratrol, um tipo de substância antioxidante, está presente nas uvas tintas junto com os flavonoides. Além de proteger o coração contra o envelhecimento, o resveratrol reduz os níveis de colesterol ruim, o LDL. Essa dupla - resveratrol e flavonoides - pode ser encontrada no vinho tinto, mas atenção: é preciso consumir a bebida com moderação.

Fibras
As fibras, presentes em alimentos como frutas, legumes e verduras, ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue. Mas uma delas, em específico, deve ser consumida com mais frequência: a betaglucana, uma fibra solúvel presente na aveia, inibe a absorção de gordura, aumenta a fração de HDL (colesterol bom) e melhora a circulação sanguínea.

Ácido oleico
Presente no azeite de oliva, o ácido oleico também é um grande amigo do coração. Ele ajuda a regular as taxas de colesterol, protege contra doenças cardíacas e reduz a taxa glicêmica do sangue. Além disso, ele é uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E, que também protege contra doenças cardiovasculares.

Vitamina C
Frutas ricas em vitamina C, como laranja, limão e acerola, também são poderosos antioxidantes e protegem a células do coração contra o envelhecimento precoce. O nutriente também reforça a parede das artérias e combate a formação de placas de gordura.

Licopeno
Você já ouviu falar nele? Trata-se de um carotenoide presente em abundância no tomate. Dietas ricas em licopeno, que tem ação antioxidante também, ajudam a diminuir os níveis de LDL no sangue, o tal colesterol ruim, e também a controlar a pressão arterial, prevenindo doenças cardiovasculares.

Vitamina E
A vitamina E é do tipo lipossolúvel e é conhecida por seu alto poder antioxidante. Além de prevenir o envelhecimento precoce das células e combater os radicais livres, a vitamina E diminui o risco de doenças cardiovasculares por promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuindo também a formação de placas de gordura.

Essa vitamina antioxidante também está presente em Qualy Vita, que conta ainda com ômega 6 e as vitaminas A e D, sem leite em sua composição. Juntos, os nutrientes ajudam a combater radicais livres, melhoram o sistema imunológico e aumentam a absorção de cálcio pelo organismo.

(Fonte: Minha Vida)