6 dicas para melhorar o desempenho na corrida, segundo a ciência

mulher-correndo-subida
Você se alonga antes ou depois de correr? É preciso tomar mais cafeína para ter mais energia durante a atividade? Para esclarecer o que é real ou não para aumentar o desempenho na corrida, cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) verificaram 70 estudos prévios sobre a prática.

A partir disso, os pesquisadores produziram uma análise com conselhos a serem seguidos para quem deseja uma melhor performance na corrida. Porém, Chris Lortie, biólogo que conduziu a síntese e que é corredor amador, recomenda que os resultados individuais sejam acompanhados junto a um profissional.

1 Não aqueça, mas esfrie seu corpo
É comum que corredores façam um aquecimento antes de iniciarem os treinos de fato, com a ideia de evitar lesões musculares.

Contudo, a análise vai na contramão: os cientistas apontam que o frio pode ter um impacto mais positivo em percursos longos do que o aquecimento. Uma ideia é passar gelo sobre a pele anteriormente à corrida (mas não diretamente sobre os músculos).

A hipótese é a de que o resfriamento retarda a redução da atividade muscular. Outra suspeita é que esfriar o corpo também pode diminuir o acúmulo de ácido lático, responsável pela fadiga.

2 Alongamento não aumenta o desempenho
Se por um lado o alongamento aumenta a flexibilidade, por outro os pesquisadores concluíram que esta atividade não interfere no desempenho da corrida.

Porém, é aconselhado se alongar especialmente caso você esteja se recuperando de uma lesão muscular, o que auxilia a esticar as fibras para que elas se restabeleçam.

3 Para ser mais veloz, salte
A pliometria (treinamento de salto) trabalha os músculos em sua força máxima. Por isso, é altamente recomendada para quem elevar o desempenho ao correr.

O estudo sugere que 15 sessões semanais com 80 saltos de alta intensidade, durante 10 semanas, aumenta a velocidade de atletas na corrida.

4 Repouso total pode não ser tão eficiente
Caso você queira um melhor desempenho na corrida, nada de ficar um dia todo de repouso após os treinos.

Os cientistas revelam que aqueles que fazem um pouco de exercício em dias seguintes aos treinos têm mais velocidade do que quem passou o tempo descansando, sem fazer nada. É aconselhável, então, uma recuperação mais ativa do que passiva.

5 Treine menos antes de competir
Parece contraditório, mas reduzir a frequência e tempo de treino antes de participar de uma competição pode melhorar seus desempenho. A pesquisa mostra que diminuir o volume de treinos duas semanas antes de um evento pode elevar o desempenho na corrida em até 60%.

6 Estabeleça metas
Correr não deve ser um sofrimento ou obrigação. Para auxiliar o desempenho mesmo diante de cansaço e obstáculos, os pesquisadores concluíram que é preciso ter uma meta por vez, modesta e viável.

(Fonte: Minha Vida)