Comportamento sedentário eleva custos diretos com saúde no Reino Unido, publicado pelo Journal of Epidemiology & Community Health

Comportamento-sedentario-eleva-custos-diretos-com-saude-no-Reino-Unido-publicado-pelo-i-Journal-of-Epidemiology--Community-Health-i-
Evidências crescentes indicam que o comportamento sedentário prolongado aumenta o risco de várias condições crônicas de saúde e mortalidade por todas as causas. Ele é prevalente entre adultos no Reino Unido. A quantificação dos custos associados ao comportamento sedentário é um passo importante no desenvolvimento de políticas de saúde pública.

Comportamento sedentário não é a mesma coisa que inatividade física, de acordo com a equipe de pesquisa liderada por Leonie Heron, do Centro de Saúde Pública da Queen's University, em Belfast. Comportamento sedentário "refere-se a estar sentado ou deitado enquanto são gastas apenas baixas quantidades de energia" (≤1,5 equivalentes metabólicos). Isso está de acordo com uma definição dada pelo National Centre for Sport & Exercise Medicine, em um resumo de evidências sobre o comportamento sedentário.

Saiba mais sobre "Sedentarismo".
Neste estudo, publicado pelo Journal of Epidemiology & Community Health, os pesquisadores definiram comportamento sedentário como dispêndio de pelo menos 6 horas de vigília em tempo sedentário.

De acordo com a Health Survey for England 2012, 30% dos adultos no Reino Unido são sedentários por pelo menos 6 horas por dia durante a semana, e este número aumenta para 37% durante os finais de semana.

Os custos do National Health Service (NHS), do Reino Unido, associados ao comportamento sedentário prolongado (≥6 horas/dia) foram estimados em um período de um ano (2016-2017). Calculou-se a fração atribuível para a população (PAF) para cinco desfechos de saúde (diabetes tipo 2, doença cardiovascular [DCV], câncer de cólon, câncer de endométrio e câncer de pulmão). Ajustes foram feitos para uma dupla contagem potencial devido a comorbidades. Também calculou-se as mortes evitáveis devido ao comportamento sedentário prolongado usando a PAF para mortalidade por todas as causas.

Os custos totais do NHS atribuíveis ao comportamento sedentário prolongado no Reino Unido em 2016–2017 foram de £0,8 bilhões, que incluíram gastos com DCV (£424 milhões), diabetes tipo 2 (£281 milhões), câncer de cólon (£30 milhões), câncer de pulmão (£19 milhões) e câncer de endométrio (£7 milhões). Após o ajuste para a dupla contagem potencial, o total estimado foi de £0,7 bilhões. Se o comportamento sedentário prolongado fosse eliminado, 69.276 mortes no Reino Unido poderiam ter sido evitadas em 2016.

Concluiu-se nesta estimativa conservadora dos custos diretos com saúde que o comportamento sedentário prolongado causa uma despesa considerável para o NHS no Reino Unido. Essa estimativa pode ser usada para priorizar recursos de saúde e investir em programas preventivos de saúde pública.

(Fonte: News.Med)